• Na RMTC, Twitter se consolida como serviço de responsabilidade social

    01/11/2012 Categoria: Novidades da Rede, Por dentro da Rede

    Com atualização sete dias por semana e em tempo real, cliente se informa sobre as condições do trânsito na Região Metropolitana, tira dúvidas sobre o transporte coletivo, aprende como utilizar os serviços que a RMCT disponibiliza para planejar viagens, localizar linhas, saber quanto tempo falta para o ônibus chegar a determinado ponto, recebe notícias diárias sobre a RMTC e muito mais

    Você tem conta no Twitter? Se sim, vai gostar de saber que a RMTC, através do perfil @rmtcgoiania disponibiliza a seus seguidores uma oportunidade de comunicação em tempo real sobre quaisquer assuntos pertinentes ao transporte coletivo. Notícias atualizadas diariamente sobre mudanças na operação, situação do trânsito na Região Metropolitana, informações e curiosidades sobre a Rede e o transporte coletivo, entre outros.

    Pela rede social, qualquer pessoa pode interagir, mandar perguntas, sugestões, elogios e reclamações, além de contribuir com informações sobre o trânsito na Região Metropolitana de Goiânia. Desde seu lançamento, há 45 dias, o perfil registrou um aumento de 86% no número de seguidores e atualmente possui 727 membros e produção de conteúdo de aproximadamente 2.900 postagens. “É crescente a audiência no Twitter buscando o fortalecimento da marca junto aos seus clientes”, enfatiza o diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino.

    A RMTC se adapta as características das redes sociais que se diferem fundamentalmente das mídias tradicionais, como jornais, televisão, revistas ou rádio. Antes de tudo, as redes sociais dependem da interação entre pessoas, porque a discussão e a integração entre elas constroem conteúdo compartilhado, com foco na responsabilidade social. “É aí que a RMTC se encaixa, ao interagir com os seguidores e permitir que todos façam parte do processo de divulgação de informações e compartilhamento de conteúdo. Contribuímos para um ambiente melhor no tangente ao planejamento para utilização do transporte coletivo”, ressalta Avelino.

    A responsabilidade social é um conceito que envolve a decisão das empresas em contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente melhor em todos os aspectos. Diariamente, uma equipe de cinco jornalistas produz conteúdo relacionado ao transporte coletivo e debate com clientes, formadores de opinião, veículos de comunicação e todos os interessados em questões não só do transporte coletivo, mas mobilidade urbana como um todo. “Obter feedback em tempo real é uma oportunidade que, além da comunicação presencial, somente as mídias sociais propiciam. À RMTC é papel fundamental estar envolvida em tal ambiente para melhor compreender as demandas de informação de todos os nossos públicos-alvo, especialmente nossos clientes”, esclarece a gestora da Imagem do Serviço, Alyssa Hopp. E mais; “ainda vem mais por aí”, adianta.

    O que tem

    Leticia Moura, Felipe D’Stefani, Luana Itokazu, Felipe Cândido e Mayara Caramaschi: equipe de comunicação da RMTC. Ao fundo, Central de Controle Operacional

    O escopo do perfil busca ser o mais completo possível. Afinal, a RMTC está inserida em toda realidade do trânsito, não apenas do transporte coletivo: interdições referente a obras, acidentes, mau tempo, desvios, semáforos inoperantes,  recapeamentos e tudo o que pode causar impacto no cotidiano de quem precisa se locomover para realizar atividades.

    Aos clientes, é possível, em tempo real, obter respostas sobre as dúvidas, críticas, sugestões e principalmente obter informações que auxiliem a utilização do transporte coletivo com informações relevantes como quaisquer alterações na operação dos ônibus, planilhas especiais de férias, atrasos, situação dos terminais, horários de funcionamento nos feriados e interdições no trânsito que impactem a operação. Pelo Twitter, o cidadão goiano tem acesso, ainda, ao PontoaPonto, que informa a velocidade média das principais vias da cidade.

    O atendimento via Twitter acontece de segunda-feira a domingo. Em dias úteis, das 6h às 20h, aos sábados das 7h às 13h e aos domingos das 13h às 19h.