• Artigo de Opinião: Romper com o atraso

    19/03/2013 Categoria: Artigos

    Manoel Vendric

    Projetos de BRT’s e corredores de transporte do transporte coletivo impactam econômica, social e culturalmente as cidades em que se instalam. Porém, não há outro caminho. A solução mais imediata e eficiente para o transporte coletivo em cidades de médio porte é investir em corredores, pois o ônibus é o meio de transporte mais inteligente, justo, econômico e ecológico.

    Além disso, o baixo custo e a facilidade de implantação tornam os corredores uma solução simples, rápida e econômica. Um ônibus rodando a 10 quilômetros por hora transporta apenas a metade do número de passageiros que levaria se operasse a 20km/h. A velocidade operacional das frotas no horário de pico é diretamente proporcional ao custo operacional. Dessa forma, é essencial, para conter os custos e as tarifas e estancar a perda de passageiros para o transporte individual, aumentar a fluidez e a velocidade comercial do transporte público.

    Diante da reclamação de muitos motoristas, é válido ressaltar que a implantação de faixas exclusivas para os ônibus não representa diminuição de espaço para os veículos. O corredor com faixas preferenciais para ônibus é uma logística de primeiro mundo, que beneficiará o trânsito como um todo, otimizando e racionalizando a infra-estrutura de transporte existente.

    A abertura de corredores resultará em marcante melhoria do transporte coletivo e da qualidade de vida da população, apresentando reflexos positivos no trânsito em geral. Quanto mais eficiente for o transporte coletivo, menos carros estarão nas ruas e melhor será a acessibilidade para a população. É preciso se adequar às mudanças, para que o progresso chegue à sociedade.