• Nota Oficial sobre ônibus depredados no Campus II da UFG

    15/04/2014 Categoria: Esclarecimentos

    No início da tarde desta terça-feira, 15, um grupo de cerca de 40 estudantes que realizava uma manifestação na região do Campus II da Universidade Federal de Goiás, no Conjunto Itatiaia, apedrejou quatro ônibus e ateou fogo em outro que ficou completamente destruído. A Polícia Militar esteve no local desde o início da manifestação e chegou a apreender diversos materiais inflamáveis com alguns manifestantes, incluindo uma grande quantidade do artefato caseiro conhecido como coquetel molotov.

    A ação isolada do pequeno grupo de manifestantes afeta diretamente o atendimento a cerca de 25 mil estudantes e trabalhadores que utilizam diariamente as 13 linhas que passam pela região.

    Em função da forte ameaça à integridade dos passageiros, profissionais e veículos das linhas que atendem a região (105, 132, 174, 263, 268, 269, 270, 302, 721, 722, 343, 725 e 914), os ônibus começaram a realizar desvios para não passar por dentro do Campus. Com o aumento do clima de ameaça e falta de segurança, no fim da tarde a operação foi completamente interrompida, com exceção da linha 263 (T. Bíblia / PC Campus), que continua circulando até as proximidades do Campus.

    O RedeMob Consórcio reitera que as ações de depredação dos ônibus e interferência na circulação das linhas provocam sérios impactos na operação do transporte coletivo e trazem prejuízos em cadeia para milhares de clientes que dependem deste serviço. As concessionárias esperam pela atuação dos órgãos de segurança pública no sentido de garantir a segurança necessária para que a operação seja normalizada o mais rápido possível e também para identificar e punir os responsáveis pelos crimes que foram cometidos contra a ordem e o bem comum.

    O RedeMob Consórcio reforça ainda que considera legítima a reivindicação por melhorias na qualidade do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia e acredita nas medidas que serão praticadas pelo Poder Público e outras instituições em prol do reequilíbrio econômico-financeiro do sistema.

    Ônibus da linha 725 foi incendiado dentro do Campus da UFG

    Ônibus da linha 725 foi incendiado por manifestantes dentro do Campus da UFG