• Vandalismo: duas pessoas foram presas por dano ao patrimônio no Terminal Garavelo

    02/06/2014 Categoria: Terminais de Integração

    Na noite de domingo, 1º, duas pessoas foram presas no Terminal Garavelo, em Aparecida de Goiânia, após terem sido flagradas depredando terminais de integração da Região Metropolitana de Goiânia.

    Os dois jovens iniciaram os atos de vandalismo no Terminal Bandeiras, mas fugiram em um ônibus da linha 004 (T. Garavelo / Centro – Eixo T-9). O segurança do terminal acionou a Polícia informando a identificação do veículo e as características dos vândalos e eles foram autuados em flagrante depois de desembarcarem no Terminal Garavelo, aonde também chegaram a cometer algumas depredações.

    Durante a abordagem os policiais apreenderam mochilas com as placas de sinalização que foram arrancadas, além de um dos retrovisores do ônibus, que também teria sido alvo dos vândalos durante o percurso até o Garavelo.

    Os acusados foram levados pela Polícia Militar para o 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia e foram indiciados por dano qualificado contra o patrimônio utilizado em serviço público. O crime é afiançável, mas como não houve pagamento da fiança eles permanecem presos.

     

    Situação recorrente

    A gestora de Terminais do RedeMob Consórcio, Wilma Avelar, afirma que a ação de vândalos nos terminais de integração é recorrente e que os mais prejudicados são os próprios usuários do transporte coletivo. “Quando os terminais foram reformados, nós investimos em material de primeira para deixar o ambiente mais agradável e mais seguro. O que nós não esperávamos era que chegaríamos ao ponto, por exemplo, de ter que fazer reposição semanal de espelhos e torneiras, que são frequentemente destruídos ou furtados nos banheiros, onde não há câmeras e consequentemente o índice de vandalismo é bem mais alto. O maior prejuízo é o retrocesso que isto gera no processo de melhoria da qualidade e conforto que estamos tentando oferecer para os nossos clientes”.

    Wilma lembra ainda que recentemente, no dia 16 de maio, o Terminal Bandeiras foi alvo de depredações que devem exigir um investimento de mais de 20 mil reais. “O mobiliário do terminal foi praticamente destruído e ainda estamos trabalhando para repor o que foi quebrado. Algo que poderia ser investido em melhorias agora está sendo usado só para devolver o que já existia antes daqueles atos de selvageria. E assim a maioria acaba pagando pela falta de consciência de uma minoria que sai por aí destruindo um espaço que é de uso comum e serve a milhares de pessoas diariamente”, destacou.