• 25 de julho: uma data dedicada a quem move a vida das cidades

    24/07/2014 Categoria: Por dentro da Rede

    Motorista Luciano Antunes de Souza - HP

    No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. Nada mais justo do que ter uma data especial no calendário para demonstrar a importância que esses profissionais representam para a vida da grande parcela da população que faz do transporte coletivo seu principal meio de locomoção.

    Só na Grande Goiânia são cerca de quatro mil motoristas movimentando a vida de 750 mil pessoas que viajam diariamente, em média, na Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). Paulo César é um deles. O motorista da Cootego iniciou sua carreira há 15 anos e atualmente conduz as linhas que vão até ao Campus Samambaia. Ele conta que é bastante calmo no trânsito e que mantém boa relação com seus passageiros. “Os estudantes são muito educados, já conhecem a gente por pegarem o ônibus todo dia e sempre nos cumprimentam”, diz satisfeito. Paulo César tem uma rotina diferente da maioria dos trabalhadores: acorda às 3h30 e retorna às 15h para relaxar e assistir à televisão, o que mais gosta de fazer quando está em casa.

    Já seu colega Gleidson, faz da bicicleta seu principal hobbie. Quando questionado sobre o que costuma fazer para descansar, o profissional da Rápido Araguaia não teve dúvidas: “Gosto muito de pedalar. Para aliviar um pouco o estresse eu ando de bike, faço trilhas, passeios na cidade, participo de reuniões com grupos de ciclistas, inclusive faço parte de uma equipe, a Shalon.” Gleidson é bastante preocupado com sua saúde. Para ele, a prioridade é se alimentar nos horários corretos durante a jornada de trabalho.

    Apesar das diferenças de hábitos e rotinas, Paulo César e Gleidson compartilham um sentimento: o amor pela profissão. Eles encontram no significado do seu trabalho um motivo para levantar de manhã. Assim como Divino Mendes, que é motorista há 14 anos e lanterneiro nas horas vagas. Para ele é um prazer levar e buscar pessoas todos os dias. Divino diz que gosta tanto da profissão que se apresenta como um motorista que não fica sério atrás do volante, nem costuma ficar nervoso, mesmo com toda a agitação e dificuldades que enfrenta diariamente no trânsito.

    Luciano Antunes é ex-motorista de caminhão e mudou de área recentemente, quando foi contratado pela HP Transportes. Ele destaca a importância dos treinamentos pelos quais passou para ser motorista do transporte coletivo. “Nós aprendemos muito sobre a responsabilidade que precisamos ter com os passageiros, com os ônibus, com as vias e até com o meio ambiente”, disse.

    Na mesma empresa, mas com um pouco mais de bagagem, está o Sr. Jordino Borges. Motorista há quase 40 anos, ele afirma que continua trabalhando porque adora o que faz e não consegue ficar parado. “Gosto de ser motorista e tenho muito orgulho do meu filho, que também é motorista profissional. Como toda profissão, temos nossos momentos bons e ruins, mas uma coisa que eu acho necessária é que a população respeite mais o nosso trabalho e seja mais carinhosa no trato com a gente, porque nós estamos ali empenhados em prestar um bom serviço”, compartilhou.

    É comum referir-se aos motoristas sempre no gênero masculino, mas muitos se esquecem de que também existem mulheres que escolheram o volante como instrumento de trabalho. É o caso de Viviane Guimarães, que começou a dirigir profissionalmente há 14 anos. Viviane é mãe do Gabriel, de 4 anos, e para adaptar sua rotina com a do trabalho, conta que a empresa a ajudou mudando seu horário para dar tempo de levar o filho à escola. Ela é motorista da Reunidas há nove anos e se mostra satisfeita com o tratamento que recebe por lá. “Não sinto nenhuma diferença só porque sou mulher. Na empresa não tem desigualdade, a turma é muito boa, todos trabalham contentes. Amo o que eu faço!”. Como toda boa mãe, Viviane afirma que sua maior alegria ao chegar em casa é ver o rosto do filho. “Posso estar cansada do jeito que for, é só ver meu filho que fico feliz, e descanso tranquila pro próximo dia começar bem”.

    Motorista CootegoGleidsonMotorista CootegoViviane

    Motoristas Paulo César, Gleidson, Divino e Viviane

    Até quem está acostumado a usar meios de transporte individuais também influencia e é influenciado pelo trabalho dos motoristas do transporte coletivo. Então, como presente para o Dia do Motorista, não apenas quem anda de ônibus, mas toda a sociedade pode dedicar compreensão, valorização e respeito àqueles que estão nas ruas fazendo sua parte numa missão que é de todos: melhorar a mobilidade e o convívio nas cidades.