• Em 2013, 175 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus no Brasil

    04/08/2014 Categoria: Trânsito e Transporte

    Anuário NTU 2013-2014Um levantamento anual feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra que houve redução de 1,4% no número de passageiros transportados, comparando o ano de 2013 ao de 2012. O percentual equivale a uma perda de 560 mil passageiros no sistema de transporte coletivo por ônibus por dia, com base em dados de nove capitais brasileiras mais representativas. Os dados estão publicados no Anuário NTU 2013/2014 e foram apresentados, hoje, durante coletiva de imprensa na sede da entidade em Brasília.

    Segundo o presidente da NTU, Otávio Cunha, desde 1994 a produtividade do setor vem sendo prejudicada devido à queda da velocidade operacional, ao aumento dos custos dos insumos e à competição crescente com o transporte individual. “Todos esses fatores somados à queda do número de passageiros e ao aumento do óleo diesel colaboram para o cenário preocupante que o transporte público vive no país. É preciso que haja maior comprometimento do poder público com o setor”, alerta Cunha.

    Em 2013 também houve um aumento real de 2,75% no preço médio do óleo diesel, que é um dos principais insumos e representa uma parcela considerável dos custos operacionais das empresas. No entanto, após a coleta de dados da série histórica da NTU, realizada em outubro, houve dois aumentos consecutivos no preço do óleo diesel. Portanto, no período de dezembro/2012 até dezembro/2013, foi verificado um reajuste de quase 17% no preço do litro desse combustível.

    Os indicadores da NTU ainda apontam para a consolidação da tendência de queda histórica da demanda, que alcançou a marca de 30% nos últimos 18 anos; e a redução real de 4,9% no valor da tarifa média ponderada em relação ao ano de 2012, nas cidades avaliadas pela NTU – Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

    O Anuário NTU 2013/2014 contém diversos dados do setor de transporte público urbano por ônibus e está disponível para download no site da NTU.

    Fonte: NTU