• Transporte em foco: prioridade para o coletivo

    08/08/2014 Categoria: Trânsito e Transporte

    Série de reportagens do jornal O Hoje propõe abordagem mais profunda sobre transporte público e discute soluções efetivas para os problemas de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Goiânia

    Congestionamento Av. Paranaíba Desde o último dia 5, diversos assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana na Grade Goiânia vêm sendo debatidos por especialistas e autoridades da área de forma esclarecedora na série de reportagens Transporte em Foco, produzida pelo jornal O Hoje. As matérias se aprofundam na busca de possíveis soluções para o tema, superando a postura comumente assumida por grande parte dos veículos de imprensa locais e nacionais, de focar nos problemas e procurar culpados.

    As quatro matérias publicadas até esta sexta-feira destacam questões como a necessidade de se priorizar o transporte coletivo, a influência do trânsito mal sinalizado na locomoção dos pedestres e deixam claro que o aumento da frota de ônibus sem uma efetiva mudança estrutural nos espaços urbanos não é capaz de resolver os problemas de atrasos e superlotação.

    Pesquisa feita pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) mostra que os gastos do transporte individual são maiores que as despesas com transporte coletivo, embora a proporção do número de pessoas que se locomovem diariamente através destes meios seja justamente o inverso. Os estudos e a experiência dos grandes centros urbanos que se tornaram referência em mobilidade urbana mostram a importância de se investir nos modos coletivos como única alternativa para a saturação do sistema viário nas cidades.

    Antenor Pinheiro, coordenador regional da ANTP, fala da possibilidade de haver a regulação para uso dos carros e da urgência em interromper os incentivos para a compra de novos veículos individuais. A solução estaria também na construção de corredores exclusivos para ônibus, que possibilitariam viagens mais rápidas e cumprimento dos horários com maior eficácia. A proposta pode começar a se tornar realidade em Goiânia ainda nos próximos meses, com os novos corredores preferenciais que serão implantados em cinco pontos estratégicos da capital.

    A série Transporte em Foco traz ainda declarações da arquiteta e urbanista Erika Cristine Kneib, mestre e doutora em Transportes. Segundo ela, o aumento do número de ônibus pode ajudar desde que haja infraestrutura adequada. A respeito dos corredores exclusivos, Erika ressalta que essa é uma decisão acertada e que os corredores são fundamentais para a mobilidade. “Melhor ainda se integrada a uma rede cicloviária inteligente e sistemas de calçadas seguras”, acrescenta.

    O direito dos pedestres é pouco lembrado em meio a tantas discussões sobre mobilidade urbana, porém, além de mostrar as queixas de motoristas e de usuários do transporte coletivo sobre este assunto, o Jornal O Hoje destacou as dificuldades enfrentadas pelos pedestres ao circular pelas calçadas repletas de buracos, lixo amontoado e carros estacionados de maneira irregular.

    Para o jornalista e gestor de Relacionamento do RedeMob Consórcio, Marcos Villas Boas, reportagens que aprofundam a discussão sobre a mobilidade urbana enriquecem o debate e dão à sociedade mais conhecimento sobre questões que normalmente não são consideradas. “A imprensa deve atuar de forma ética e responsável na produção de informações que sejam capazes de promover mobilização e transformação social. Quanto maior for a compreensão da sociedade sobre os assuntos que a envolvem, maior será sua capacidade de cobrar e agir efetivamente pela construção de novas ideias em busca do melhor funcionamento das cidades”, destacou.

    Todas as reportagens da série estão disponíveis no portal do jornal O Hoje:

    Prioridade para o coletivo

    Pedestre ainda não é prioridade

    Mais veículos não resolvem problema do transporte

    Corredores preferenciais para amenizar o trânsito

    Transporte e mobilidade: que caminho Goiânia segue?