• Avenida 85 vai ganhar corredor preferencial para o transporte coletivo

    25/11/2014 Categoria: Trânsito e Transporte

    Prefeitura de Goiânia já iniciou as obras para implantação da faixa preferencial para as linhas de ônibus que passam pelo local. A expectativa é beneficiar mais de 170 mil usuários do transporte público, além de melhorar o trânsito para pedestres e motoristas na região

    Avenida 85

    A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT) iniciou na última quinta-feira, 20, as obras do corredor preferencial de ônibus na Avenida 85. As intervenções estão sendo feitas de forma gradativa, começando pela restrição de estacionamentos na Avenida S-1, implantação de novas sinalizações horizontais, verticais e semafóricas, dentre outras intervenções a serem realizadas para atender ao projeto da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

    O corredor preferencial da Avenida 85 integra um conjunto de obras de mobilidade que a Prefeitura da capital anunciou no início do ano para dar mais fluidez e agilidade ao transporte coletivo e aumentar a segurança no trânsito. A Avenida 85 será a terceira via da Região Metropolitana a receber faixa preferencial para ônibus. Os corredores das avenidas Universitária e T-63 foram os primeiros, implantados em 2012 e 2013, respectivamente, e somam aproximadamente 8 Km.

    De acordo com a CMTC, as obras dos corredores das avenidas T-7, T-9, Independência e 24 de Outubro também devem ser iniciadas em breve, somando 46,5 quilômetros de faixas preferenciais e beneficiando centenas de milhares de usuários de pelo menos 66 linhas do transporte coletivo. Isto deve trazer maior acessibilidade, rapidez e conforto não só para os usuários do serviço, mas também para pedestres, ciclistas, moradores e comerciantes das regiões impactadas.

    Nos últimos dois anos, desde a criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012), várias capitais brasileiras têm investido efetivamente e alcançado bons resultados na criação de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus. São Paulo, por exemplo, recebeu mais de 350 quilômetros deste tipo de espaço para o transporte público desde janeiro de 2013 e agora já conta com quase 500 quilômetros de corredores. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade (CET), houve um ganho médio de 60% na velocidade e tempo de viagem dos ônibus.

    Para o diretor geral do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, não há como falar em aumento de qualidade do transporte público se não houver investimentos efetivos em infraestrutura pública para os ônibus circularem com mais fluidez. “Especialistas do mundo inteiro são unanimemente favoráveis quando o assunto é priorizar o transporte público. Com os incentivos ao transporte individual e o aumento da quantidade de carros nas ruas, a velocidade dos ônibus caiu consideravelmente nos últimos anos, trazendo diversos impactos negativos para o custo operacional e a qualidade do serviço. Para revertermos este quadro é essencial que o poder público invista efetivamente na democratização e melhoria dos espaços viários, de modo que as viagens de ônibus se tornem mais ágeis e competitivas que os veículos individuais”, destacou.

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    (Com informações da Secom/Prefeitura de Goiânia)