• Gerente de Projetos do RedeMob Consórcio palestra em seminário da UITP

    02/04/2015 Categoria: Trânsito e Transporte

    seminario uitp-2015No dia 26 de março, o Gerente de Projetos de Transportes e Trânsito do RedeMob Consórcio, Maurício Ernesto Coelho Júnior, participou do Seminário Inovações no Transporte para Cidades Inteligentes, promovido pela União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) – América Latina, em São Paulo. O evento contou com a presença de 120 participantes da Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, República Dominicana, Itália, Serra Leoa, Espanha, Suíça, Reino Unido, Turquia e Estados Unidos e com o apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), do Instituto IDESTRA e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

    Em sua apresentação sobre como os investimentos em tecnologia podem trazer benefícios para a operação do sistema de transporte público, Maurício lembrou que Goiânia tem uma trajetória de inovação e pioneirismo na utilização de tecnologias voltadas para o transporte. Além de ter sido a primeira capital brasileira a implantar um sistema de bilhetagem eletrônica, em 1997, Goiânia teve a primeira Central de Controle Operacional do Brasil com um Sistema Inteligente de Transporte, em 2009, o primeiro Serviço de Informação Metropolitano, em 2010, e a primeira Central de Segurança de Transportes com controle de imagens em tempo real dos terminais e dos ônibus, em parceria com órgãos estaduais de segurança pública.

    Maurício mostrou que os investimentos em tecnologia são capazes de facilitar a utilização do serviço, criar novos canais de relacionamento com os clientes, minimizar os impactos de variáveis externas, como trânsito, acidentes, eventos e obras e influenciar políticas públicas em prol do transporte coletivo.

    Outros assuntos debatidos por palestrantes de importantes instituições nacionais e internacionais foram os desafios e oportunidades do transporte urbano moderno, as tecnologias para os ônibus do futuro, a tecnologia como um investimento e não como um custo operacional, os modelos de concessão e financiamento de sistemas de tecnologia, os avanços e desafios da padronização dos sistemas inteligentes para o Transporte Público e o Projeto Europeu Viajeo+.

    O evento foi encerrado na sexta-feira, 27, com uma visita técnica pelos sistemas de BRT-Expresso Tiradentes e Monotrilho de São Paulo.