• Goianos se despedem de ônibus 100% elétrico que estava em teste na capital

    09/04/2015 Categoria: Novidades da Rede

    ???????????????????????????????A BYD, uma empresa chinesa especializada em veículos elétricos, encerrou no dia 2 de abril o período de testes com um ônibus totalmente movido à energia elétrica em Goiânia. O veículo do modelo K9 já havia sido testado em outras capitais brasileiras e circulou experimentalmente por cerca de 30 dias na linha 025 (T. Bandeiras / T-63 / T. Isidória), com o objetivo de contribuir com estudos que estão sendo realizados pela BYD para viabilizar a comercialização do produto no Brasil.

    Uma pesquisa de opinião sobre a percepção das pessoas que utilizaram o ônibus durante os testes apontou que as características mais aprovadas foram o motor silencioso, a emissão zero de poluentes e a aparência do veículo. Os fatores que tiveram menor aprovação foram a quantidade de assentos – menor que no ônibus convencional – e a existência de apenas uma porta para desembarque.

    DSC_0185Usuário frequente da linha 025, o estagiário de Arquitetura Murilo de Freitas Naves, 23, aprovou a iniciativa. “Acho que os benefícios do ônibus elétrico se relacionam com a cidade, por ser menos poluente, além de fazer menos barulho e ser mais confortável”, ressaltou.

    DSC_0204Karine Barbosa Novais, 27, é atendente de terminais no Terminal Bandeiras e experimentou a novidade algumas vezes. Ela também acredita que veículos menos poluentes representam um grande avanço para a sustentabilidade. “O ônibus é amplo e arejado, traz conforto para os clientes. Só achei ruim o fato de possuir apenas uma saída”, complementou.

    Apesar do sucesso dos testes e da percepção positiva dos passageiros, ainda deve levar algum tempo até que a comercialização e a utilização do ônibus elétrico sejam operacional e comercialmente viáveis no Brasil.