• Discussão sobre os desafios da mobilidade

    23/11/2015 Categoria: Mobilidade Urbana

    Debate expõe pontos do planejamento urbano que precisam ser revistos diante grande extensão da Região Metropolitana de Goiânia

    ????????????????????????????????????

    Aconteceu no último dia 19, na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) o debate “Densidade e mobilidade: problemas planejados, soluções emergentes”. O evento foi realizado pelo Fórum de Mobilidade, Condur/FIEG e ANTP Centro-Oeste. Ilésio Inácio Ferreira, presidente da Condur/FIEG, iniciou a reunião, depois Miguel Ângelo Pricinote da ANTP Centro-Oeste fez suas considerações e em seguida os dois palestrantes fizeram suas apresentações.

    O arquiteto e urbanista Anthony Ling, é co-fundador e CEO da Bora, startup em tecnologia de transporte, editor do site de urbanismo Caos Planejado apresentou vários conceitos de planejamento urbano e mostrou exemplos de grandes cidades no mundo.  “As cidades são quase como organismos vivos, e responde às interferências que os planos causam, é difícil controlar a densidade, pois as pessoas transitam entre lugares de forma espontânea” diz.

    Para Ling, as cidades brasileiras não foram planejadas e muitos dos problemas que temos hoje é consequência de ações do passado, mas quando a cidade se desenvolve de forma orgânica ela tem condições de resolver alguns desses problemas. Em relação ao planejamento sempre há imprevistos, a cidades e as pessoas se baseiam em tudo que é estabelecido como regra nos planejamentos urbanos.

    A professora da UFG Érika Kneib e também coordenadora do Fórum de Mobilidade fez uma exposição voltada para os desafios de mobilidade enfrentados pela região metropolitana de Goiânia. Com um plano diretor desatualizado na Capital e a falta do mesmo nas cidades que integram o sistema de Transporte Coletivo a mobilidade acaba sendo ineficiente.

    Segundo Érika, com base nos conceitos de planejamento urbano a Região Metropolitana de Goiânia que hoje é composta por 20 municípios está completamente desequilibrada. “Estamos diante de dispersão regional muito séria e isso tem agravado muito os problemas”. É necessário criar um sistema de ordenamento territorial compatível com o sistema de transporte coletivo que favoreça a mobilidade na região.

    Em seguida, iniciaram-se os debates entre os participantes e os palestrantes. Participaram do evento o Diretor Geral do RedeMob Consórcio e vice-presidente do SET Leomar Avelino, o Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) Murilo Ulhôa e outras pessoas ligadas ao transporte e à mobilidade na Região Metropolitana de Goiânia.

    ????????????????????????????????????