• Para ofertar um serviço de qualidade setor de transporte precisaria de 50% a mais de receita

    16/03/2016 Categoria: Esclarecimentos

    Dados da NTU mostram que custo do transporte gira em torno dos 30 bilhões, entretanto seriam necessários mais 15 bilhões para um serviço adequado

    Com informações de Renato Siqueira – Revista Ônibus

    De acordo com matéria publicada na Revista Ônibus o modelo de financiamento do transporte público onde a tarifa é o único canal de receita está se deteriorando e há a necessidade de revisão desse padrão. Associado a isso estão os incentivos ao transporte individual e as gratuidades, que contribuem para o reajuste da tarifa além da inflação e torna o transporte coletivo menos competitivo em relação ao carro.

    Uma das opções para que o passageiro não arque sozinho com os custos seria a oferta de subsídios ao setor. A reportagem apresenta vários exemplos de cidades fora do Brasil que tem tido bons resultados com esse modelo de financiamento.

    No Brasil, também há algumas propostas em tramitação para o custeio do transporte coletivo como a transferência de parte do Fundo Nacional do Idoso para arcar com a concessão da gratuidade tarifária para quem tem 65 anos ou mais e o repasse de parte do valor obtido com a venda de combustíveis em benefício de famílias de baixa renda.

    Em entrevista à publicação, o pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), Carlos Henrique Carvalho declarou que “não é possível, simplesmente, eleger um modelo e aplicar. Deve-se adotar os princípios que vão orientar as políticas públicas. Estas definirão, de maneira equilibrada, os segmentos que atualmente não contribuem para a melhoria do transporte urbano e que devem fazer parte da divisão desses custos”.

    Reportagem completa:

    http://revistaonibus.com.br/flip/onibus_93/index.html?Inicio=18&