• Gelateratura chega ao Terminal Praça da Bíblia

    02/12/2016 Categoria: Projetos e ações, Rota Cultural, Terminais de Integração

    dsc_0105-2

    Nesta quinta-feira, 1 de dezembro, o projeto Gelateratura foi lançado no Terminal Praça da Bíblia, região leste de Goiânia. A ação é promovida pelo RedeMob Consórcio e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) em parceria com o Grupo Gepetto, idealizador do Gelateratura. Em uma geladeira customizada são disponibilizados livros de diversos gêneros e autores, inclusive goianos, para que a população possa ler dentro ou fora dos terminais. Os exemplares ofertados foram doados por parceiros.

    A iniciativa foi aprovada pelos clientes. A manicure Helen Rodrigues Moreira, 30, parabenizou a iniciativa e disse que vai ajudar a divulgar, ela gosta de livros de autoajuda e, por isso, levou para casa o exemplar de “Depressão e Autoconhecimento – Como extrair preciosas lições dessa dor”, de Wanderley Oliveira.

    helen-rodrigues-moreira

    O estudante Luis Carlos Pereira, 25, não conhecia o projeto Gelateratura e ficou muito curioso e instigado com a iniciativa. Acredita que é importante o estímulo à leitura. “Quando as pessoas tem acesso a livros elas percebem que ler é um hábito muito bom”, disse. Luis gosta de biografias e livros literários e na manhã desta quinta-feira levou consigo a obra “O Demônio Familiar”, do escritor brasileiro José de Alencar, uma peça teatral escrita em 1857.

    A professora Aparecida Costa Reis, 32, da Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva que fica no Setor Castelo Branco aproveitou seu desembarque no terminal e levou um livro para seu sobrinho de 6 anos, além de um livro para sua aluna surda. É uma amante de livros. “Eu tinha quase 40 livros em casa. Doei todos para as crianças da minha Igreja porque acredito na leitura”, afirmou.

    A atendente de terminal, Jeane Ramos, 42, ficou surpresa com a ideia de uma geladeira com livros gratuitos para os usuários do transporte coletivo. “Espero que essa ideia seja bem aceita e que as pessoas não só leiam e devolvam os livros, como também façam doações para o projeto crescer”, sugeriu. Segundo ela, em sua casa há vários livros que já foram lidos e que agora já tem destino certo – a Gelateratura do Terminal Praça da Bíblia.

    Participação especial
    O evento de lançamento teve a apresentação do Coral dos Correios que encantou todos que aguardavam a chegada do ônibus. O grupo é formado por funcionários ativos, aposentados e dependentes e existe há 27 anos. Eles se apresentam o ano todo em eventos internos e externos. De acordo com Cláudia Pereira, do departamento de Integração dos Correios, o objetivo do coral é a valorização do colaborador e a disseminação da cultura, “a gente já percebeu que melhora a saúde física e emocional dos funcionários que gostam de participar e a produtividade também”.