• Trânsito lento impacta viagens do transporte público coletivo

    30/10/2017 Categoria: Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte

    Na semana de 16 a 20 deste mês, o trânsito lento disparou como a principal causa de atraso das linhas de ônibus, chegando a perfazer 89% das ocorrências verificadas. Os horários mais impactados foram justamente os de maior fluxo de veículos nas vias, das 18 às 19 horas e entre 7 e 8 horas, o que representa quase 35% do total.

    As vias mais lentas foram a Rua 82, no Setor Central, impactado principalmente pelo fluxo de veículos nas avenidas que dão acesso à Praça Cívica, entre 17 e 19 horas; A Avenida 4ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, onde as obras do BRT estão paradas, das 17 às 19 horas; e Avenida César Lattes no setor Novo Horizonte, ocasionado principalmente pelo fluxo de veículos, nas faixas horárias de 17 às 20 horas.

    Os semáforos inoperantes também causaram atrasos, em especial no dia 20 em que muitos não funcionaram por falta de energia em alguns setores. Os locais onde tiveram mais ocorrências foram as avenidas T-10, T-7 e Castelo Branco. Além disso, ocorreram, neste período, atrasos por acidentes de terceiros nas rodovias BR-153, GO-040, assim como nas avenidas César Lattes, Assis Chateaubriand, Perimetral Norte, Zoroastro Artiaga, Veneza, Castelo Branco e dos Alpes.

    Para o diretor de transportes do RedeMob Consórcio, Cézane Siqueira, a análise diária do comportamento do trânsito e sua influência direta no cumprimento dos horários e na regularidade das viagens nas linhas da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos é uma ferramenta que poderá nortear a tomada de decisões dos órgãos competentes de fiscalização e infraestrutura municipal. “É essencial que haja pontualidade e regularidade na operação do transporte público coletivo, algo tão desejado pelas centenas de milhares de pessoas que usam o serviço”, enfatizou.