• Corredores do transporte público podem facilitar a operação da rede

    18/11/2017 Categoria: Esclarecimentos

    Congestionamentos, semáforos inoperantes, acidentes, entre outros, são algumas das eventualidades que podem afetar direta e negativamente o cumprimento de horários e a regularidade das viagens no transporte público, prejudicando assim a qualidade do serviço ofertado. Por outro lado, facilidades como corredores preferenciais ou exclusivos oferecem vantagens expressivas na fluidez do deslocamento dos ônibus.

    Do dia 16 a 20 de outubro, foi realizado um estudo pelo RedeMob Consórcio que identificou as 20 vias mais impactadas pela lentidão no trânsito dos veículos do transporte público em Goiânia e região metropolitana. A pesquisa revelou que 65% das vias mais impactadas são consideradas corredores estruturantes a serem requalificados ou implantados. Esta característica foi definida e é assegurada em lei pelo Plano Diretor do município de Goiânia. Dentre as vias mais afetadas pela lentidão no trânsito estão: Rua 82, Av. 4ª Radial, Av. Castelo Branco, Av. 85, Av. 24 de Outubro, Av. Eurico Viana, Av. Rio Verde, Av. Assis Chateaubriand, Av. Alpes, Rodovia GO-070, Alameda Contorno e Av. T-9.

    Um transporte público de qualidade depende, dentre outros fatores, que seja dada a ele a prioridade frente aos modos motorizados individuais. Apesar dos comuns desafios inerentes ao trânsito em grandes cidades, estratégias que priorizam a operação do transporte público coletivo podem contribuir, significativamente, para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Goiânia.

    Avenida T-9, Goiânia