• Vandalismo ao bem público é prejuízo à sociedade

    29/11/2017 Categoria: Trânsito e Transporte

    Para aqueles que precisam do transporte público coletivo para se deslocar pelas cidades, ônibus de qualidade, em bom estado de conservação e limpos são alguns dos atributos indispensáveis para uma experiência agradável de deslocamento. No entanto, o próprio usuário, que faz uso dos ônibus e que depende de tais atributos para o seu conforto durante as viagens, muitas vezes, é quem pratica atos que degradam os veículos.

    Em Goiânia, no período entre os dias 16 de outubro a 06 de novembro, foram registradas 38 ocorrências de vandalismo nos ônibus da RMTC. Esse total equivale a uma média de 2,23 ocorrências por dia, sendo a maioria dos casos em dias de sábado (nove ocorrências). Dentre os tipos de vandalismo identificados estão: vidros quebrados, cabos de porta danificados, retrovisores arrancados, bomba de ar danificada, dentre outros. O gráfico a seguir representa os quantitativos acumulados, por dia de semana, das ocorrências de vandalismo no período citado.

    A população, que paga por esse serviço, é profundamente prejudicada. Os danos causados em veículos do transporte público em decorrência de atos de vandalismo podem resultar, em alguns casos, na necessidade de retirada do veículo de circulação para os reparos necessários.