• Uso indevido do Transporte Público Coletivo: Um problema de todos

    23/04/2018 Categoria: Segurança, Tarifa

    O uso indevido do transporte público coletivo é o termo que se usa quando uma pessoa utiliza o serviço sem efetuar o pagamento da tarifa, também pode ser entendido como fraude ou evasão de receita.

    Na Região Metropolitana de Goiânia isto é um problema grave e gera um prejuízo para as pessoas que usam o transporte público coletivo equivalente a menos 75 ônibus na operação, conforme pesquisa realizada em toda Rede Metropolitana de Goiânia, pelo RedeMob Consórcio no primeiro semestre de 2017.

    O uso indevido ou fraude, acontece quando as pessoas pulam ou passam por debaixo da catraca dos ônibus e dos terminais, adentram nos terminais e estações pelos acessos de veículos ou usam indevidamente os passes livres Sitpass: idoso, deficiente, criança, etc.

    Se não existisse o uso indevido, que corresponde cerca de R$ 26 milhões/ano, o serviço poderia ser melhorado cerca de 9% na oferta de viagens e lugares, ou seja, 30 mil viagens a mais e 2.700.000 lugares de incremento ao mês.

    O resultado poderia ser ainda muito pior, já que em 2016, antes da assunção pelo RedeMob Consórcio da gestão dos terminais e estações do Eixo Anhanguera, o uso indevido nestes locais estava próximo a 18%, hoje cerca de 1,4%. Veja índices da evasão no gráfico seguinte: