• Região noroeste ganha nova linha 933

    04/09/2018 Categoria: Esclarecimentos

    A nova linha 933 (Terminal Padre Pelágio/Recanto do Bosque/Campus UFG) começou a operar hoje, 4, e vem atender a uma necessidade de ligação direta da região noroeste ao Campus Samambaia.

    A 933 faz parte de um pacote de novas linhas, seis ao todo, que passam a integrar o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia a partir deste mês de setembro. Essas linhas visam ampliar as ligações entre os bairros e possibilitar mais acessos e pontos de integração no sistema de transporte. Com elas os passageiros ganham rapidez nas viagens, além de acesso a mais áreas da cidade.

    Estiveram presentes no lançamento Iris Rezende, prefeito de Goiânia, Edward Madureira, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernando Meirelles, presidente da CMTC, Benjamin Kennedy, o diretor técnico da CMTC, Cézane Eduardo de Siqueira, diretor de transportes do RedeMob Consórcio, e demais autoridades.

    Direto para o Campus

    A linha 933 surgiu principalmente em virtude da necessidade de oferecer aos passageiros da região noroeste uma possibilidade de acesso ao Campus Samambaia de forma mais ágil, sem ter que trocar de ônibus. Os estudantes da UFG desta região, que antes precisavam fazer caminhos diversos para conseguir chegar ao Campus, com a nova linha o acesso agora é mais rápido.

    Para a coordenadora geral do DCE, Luciana Oliveira, é uma grande conquista para os estudantes e todo o movimento estudantil. “É uma demanda antiga, agora os estudantes têm acesso, de uma forma mais rápida, ao Campus Samambaia.”

    Além de atender as necessidades de deslocamento dos estudantes da UFG a nova linha também beneficia todos os moradores da região com as novas integrações. Facilita ainda o acesso para quem se desloca do Balneário Meia Ponte para o Campus, com apenas uma viagem. Como é o caso da doméstica Maria José, que precisa se deslocar até a UFG para trabalhar e está satisfeita com a economia no tempo.

    A criação da nova linha partiu de um novo plano operacional para o qual foi feito um estudo técnico para atender as demandas dos usuários do transporte, como no caso os moradores da região noroeste. “A intenção é diminuir cada vez mais a distância entre os bairros, o tempo entre os trajetos e a troca de ônibus dentro dos terminais’’, acrescentou o presidente da CMTC, Fernando Meirelles.

    Segundo o diretor técnico da CMTC, Benjamin Kennedy, o lançamento vai melhorar a vida do usuário da região noroeste e adjacências. “A nova linha impacta diretamente na qualidade de vida dos clientes, pois aumenta a integração e não exige que o passageiro desça em mais um terminal.”

    O crescimento das grandes cidades tem criado novas centralidades, com atividades diversas nos bairros, das quais nascem novas oportunidades para que as pessoas desenvolvam atividades em locais próximos, trabalhem, morem e estudem, o que pode contribuir para evitar os longos deslocamentos diários. Em Goiânia o crescimento das centralidades gerou novos hábitos e consequentemente novas necessidades de deslocamentos, principalmente entre as regiões.

    As cinco demais novas linhas que serão lançadas nas próximas semanas visam atender a esta nova realidade de novos deslocamentos.

    Confira o cronograma de lançamento das novas linhas: