• RMTC homenageia policiais do Batalhão de Terminal

    19/10/2018 Categoria: Projetos e ações, Segurança, Terminais de Integração

    Aconteceu, ontem, 18, no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, evento para divulgar o balanço de atividades do Batalhão de Terminal. Na ocasião, foi realizado um ato de reconhecimento por parte da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), ao trabalho desenvolvido pelo batalhão no serviço de segurança pública realizado nos terminais de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia. O Batalhão de Terminal foi implantado pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em abril deste ano, e conta com um saldo bastante positivo no combate à criminalidade no transporte coletivo.

    De acordo com dados da SSP, o número de ocorrências criminais em terminais e estações do Eixo Anhanguera, em Goiânia, apresentou queda de 79% no acumulado dos últimos 12 meses, com relação ao ano anterior. Uma das principais ações foram a retiradas dos camelôs dos terminais de integração. Nos terminais administrados pela RMTC, a redução no mesmo período foi de 73%. Desde que foi implantado, o Batalhão de Terminal realizou mais de 13 mil abordagens e recapturou 108 foragidos. Também foram registradas 581 apreensões de drogas e oito apreensões de armas de fogo.

    Além do policiamento que já era feito em todos os terminais de integração, com o Batalhão de Terminal, o transporte coletivo passou a contar com efetivos fixos da Polícia Militar em todos os terminais do Eixo Anhanguera (Novo Mundo, Bíblia, Praça A, Dergo e Padre Pelágio). Foi implantado ainda, escoltas por viaturas da PM nos ônibus que fazem a linha do Eixo no período de meia noite às seis, os chamados “Corujão”. Além disso, viaturas fazem operações diariamente nas plataformas do Eixo Anhanguera, nos pontos de ônibus e em algumas linhas específicas, que necessitam de intervenção por conta de alguma situação criminal.

    Para o comandante do Batalhão de Terminais, major Bráulio de Souza Bessa, a parceria com a RMTC foi fundamental para o sucesso do trabalho dos policiais. “Esta parceria é muito importante, principalmente na logística que nos é fornecida, com salas de apoio e vigilantes treinados que auxiliam no trabalho da PM. Acreditamos que isso é salutar e essencial para o sucesso do Batalhão de Terminal e da segurança pública de forma geral. O trabalho dos nossos policiais militares em conjunto com a RMTC veio para coroar o êxito do Batalhão de Terminal”.

    Proporcionar dignidade às pessoas também é primordial nas ações diárias dos policiais militares. Para o major Bessa, é gratificante proporcionar segurança as pessoas, porém, não menos importante, é proporcionar dignidade. “A população que frequenta os terminais é uma população carente e que precisa de algum alívio na sobrecarga das dificuldades da vida, ficamos felizes por participar e promover um bom trabalho de segurança nos terminais”, afirmou.

    O gerente de segurança do Redemob Consórcio, Sandro Guimarães, também comemorou os resultados apresentados. Para ele, a criação do batalhão representa um divisor de águas em relação a presença da segurança pública no transporte coletivo, trazendo com a efetividade dos militares, a redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança imediatamente à sua implantação. “Os resultados são frutos dessa parceria, o que nos mostra ser fundamental e essencial para que tenhamos uma melhoria contínua na prestação de um serviço digno aos nossos clientes”, acrescentou.