• Patrulha feminina do Batalhão de Terminal reforça a segurança entre as passageiras do transporte público

    05/12/2018 Categoria: Direitos Humanos, Novidades da Rede, Segurança

    O Batalhão de Terminal implementou nesta segunda-feira, 03, a patrulha feminina no transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Esta é uma modalidade de policiamento direcionada para o público feminino. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o objetivo é quebrar as barreiras que distanciam as mulheres do policial militar, e assim, contribuir ainda mais com a segurança na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

    Segundo dados do RedeMob Consórcio, 65% dos usuários do transporte coletivo são compostos por mulheres. As equipes de PMs femininas serão empregadas em intervenções voltadas para esse público, em respeito e atenção às peculiaridades delas. Todas as intervenções contarão com o apoio dos PMs dos terminais, salvo aquelas em banheiros femininos ou que suscitem atenção diferenciada.

    De acordo com comandante do Batalhão de Terminal, major Bráulio de Souza Bessa, algumas mulheres têm dificuldade em se abrir e conversar com o PM masculino. “Com a patrulha feminina, nós queremos nos aproximar, dar condição para a mulher se sentir mais à vontade para nos passar informações relacionadas aos crimes que elas são vítimas, especialmente, sobre assédio nos ônibus. Porém, o objetivo maior é a humanização do nosso trabalho voltado para as usuárias do transporte coletivo”, completou.

    Ainda segundo o major, outro viés que está sendo trabalhado com a patrulha feminina do Batalhão de Terminal é o combate à criminalidade que envolve o público feminino. “Percebemos que algumas quadrilhas estão usando as mulheres em crimes como tráfico de drogas, pequenos furtos e receptação de materiais furtados e roubados no transporte coletivo. Esse reforço feminino de PMs irá nos auxiliar em algumas ações”, ressaltou o comandante.

    Para o gerente de segurança do Redemob Consórcio, Sandro Guimarães, a implantação da patrulha feminina pelo Batalhão de Terminal, é mais uma brilhante ação estratégica no combate à criminalidade no transporte público coletivo. “De forma preventiva, as ações de abordagens à suspeitas que transitam pelos terminais e estações da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, trarão maior sensação de segurança ao público feminino usuário do sistema. Além do atendimento legal, teremos uma maior aproximação da força de segurança pública com as usuárias do transporte público coletivo.  Acreditamos no êxito total do projeto lançado pela Secretaria de Segurança Pública”, acrescentou.

    Com a patrulha feminina dois aspectos importantes estão sendo desenvolvidos nos terminais de integração e estações do Eixo Anhanguera, o preventivo, que é de aproximação com o público feminino, e o repressivo, que pretende fechar o cerco contra a criminalidade e proporcionar ainda mais segurança para os usuários do transporte público coletivo da RMG.