• Seminário discute, pela primeira vez em Goiânia, novas soluções para mobilidade urbana

    28/01/2019 Categoria: Mobilidade Urbana

    Mobinova será no dia 30 de janeiro, no cinema do Shopping Bougainville, com renomados palestrantes. Proposta é integrar iniciativas que resultem em melhorias para os deslocamentos urbanos

    Que os conglomerados urbanos se tornaram inviáveis para a mobilidade é perceptível para a população que trafega diariamente pelas ruas em diferentes meios de transportes, públicos ou privados. O que a mesma população almeja são intervenções que solucionem os problemas relacionados à mobilidade. Com a proposta de apresentar novas formas para o transporte urbano com o uso da tecnologia e inovação, a HP Transportes Coletivos, o RedeMob Consórcio e o Codese promovem, na próxima quarta-feira, 30 de janeiro, o Seminário Mobinova com renomados palestrantes. O evento será realizado no cinema Lumière do Shopping Bougainville, às 7h50.

    É a primeira vez que Goiânia realiza um debate aprofundado sobre o tema, com especialistas em mobilidade, inovação, tecnologia e transformação digital, respaldados no cenário mundial, legitimados a apresentar intervenções concretas para a mobilidade. O intuito é demonstrar como a inovação pode aliviar o impacto do volume do tráfego nas capitais sem que os cidadãos precisem provocar transformações em suas rotinas. O estudo é voltado para que eles possam somente se beneficiar com o uso da tecnologia aliada à mobilidade.

    Segundo a diretora Executiva da HP Transportes, Indiara Ferreira, “Todos temos responsabilidade com o trânsito e precisamos discuti-lo em profundidade. Colocá-lo em pauta e buscar soluções inovadoras e viáveis é fundamental para as mudanças urgentes que precisam acontecer no sistema. Os olhos precisam ser voltados para a priorização do coletivo”, salienta.

    O evento abordará a inovação como ponto de partida para que os usuários de transportes, públicos ou privados, possam ter melhoria no quesito trafegabilidade. Além de trazer cases importantes de várias cidades do mundo que estão aprimorando a mobilidade com o uso de tecnologia.

    “É muito difícil e oneroso encontrar soluções para os problemas dos conglomerados urbanos sem o uso da tecnologia e inovação. E ela é aliada na busca pela sintetização de espaço e tráfego, principalmente em uma proposta que caminhe em sintonia com o comportamento social dos cidadãos na atualidade, que almejam comodidade, economia de tempo e segurança”, observa Orlando Lemos, Consultor de design de serviços.

    Diretor Executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino adianta que novidades estão por vir na nossa capital. “Já em fevereiro próximo, Goiânia estará na rota mundial das cidades que utilizam tecnologias avançadas para inovar no serviço de transporte público coletivo em prol de uma mobilidade urbana sustentável”, afirma.

    PROGRAMAÇÃO

    7H50 – ABERTURA

    8H – INTRODUÇÃO: Inovação e transformação digital. Adriano Rocha Lima – Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás

    Painéis

    8h20 – Tema Nacional: Impactos que as inovações tecnológicas estão promovendo na Mobilidade Urbana das cidades brasileiras e no Mundo. Marcos Bicalho, diretor da NTU

    8h40 – Tema: inovação em serviços regulados. Prof. Dr. Vitor Schiarato, USP

    9h – Tema: DRT: transporte coletivo sob demanda. David Adelman, vice-presidente de Parcerias Globais VIA

    Mini currículos dos palestrantes

    – Adriano da Rocha Lima é secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Tem experiência na área de Empreendedorismo, Administração de Empresas e Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações

    – Marcos Bicalho dos Santos é engenheiro civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e mestre em ciências da engenharia de transportes pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). Iniciou sua vida profissional na Rede Ferroviária Federal (RFFSA), em 1972, onde exerceu diversas funções de chefia nas áreas de operação, manutenção e administração. No período de 1982 a 1989 atuou na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na implantação do metrô de Belo Horizonte, onde atuou nas obras e chefiou as áreas de operação e planejamento. Entre 1990 e 1991 foi Gerente de Operação e Manutenção da Viação Novo Cruzeiro LTDA, em Governador Valadares (MG).  Desde 1993, atua na Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) exercendo atualmente o cargo de diretor Administrativo e Institucional. É membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e do Instituto Movimento Pelo Direito ao Transporte (MDT).

    – Vitor Schirato é sócio na RheinSchirato, Meireles & Caiado Advogados, professor Doutor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Administrativo Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Osnabrück, Alemanha; vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico – CEDAU, membro da Associação Italiana de Professores de Direito Administrativo (AIPDA), e membro da Asociación Iberoamericana de Estudios de Regulación – ASIER.

    – David Adelman é vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Via, fornecedora líder mundial de tecnologia de trânsito sob demanda para cidades, agências de transportes e operadores. David é responsável por estabelecer parcerias de mobilidade inovadoras em todo o mundo. Antes da Via, David liderou a BD e a CorpDev na Snagajob, fundou uma startup apoiada por capital de risco, trabalhou na Bain Consulting e em Privateequity. David recebeu seu diploma de graduação na Harvard University e seu MBA em gestão empresarial na WhartonSchool. Ele cresceu em Israel, onde era o campeão nacional de golfe júnior, e agora vive em Washington, DC.

    – Hugo Santana é Diretor de Transportes e líder do time de inovação na HP Transportes Coletivos. Acumula mais de 14 anos de experiência no segmento de transporte público coletivo sendo responsável pela Gestão de Inteligência de Mercado, Design de Serviços e Operação para Atendimento ao Cliente. Graduado em Direito pela UNIP com especialização em Gestão de Negócio pela Fundação Dom Cabral. É ainda membro do Comitê Técnico de Transporte (COTEPLAN) da Região Metropolitana do Transporte Coletivo em Goiânia e foi responsável pela implantação do primeiro serviço de transporte responsivo à demanda (DRT) na América Latina, o CityBus 2.0.

    Serviço

    Evento: Seminário Mobinova – Novas soluções para mobilidade urbana

    Data: 30 de janeiro (Quarta-feira)

    Local/Horário Cinema Lumière, Bougainville Shopping, às 7h50.

    Endereço: Rua 9, nº 1.855, Setor Marista, Goiânia-GO.

    Mais informações: Kasane 360 – (62) 3945-7396