• T. Bandeiras será inaugurado depois de amanhã

    21/12/2010 Categoria: Esclarecimentos, Projetos e ações

    Após 12 meses de obra, Terminal contará com novo modelo de infraestrutura e gestão do Consórcio Rmtc

     

    Na próxima quinta-feira, 23, autoridades do poder público municipal e representantes da RMTC inauguram o novo Terminal Bandeiras. A solenidade terá início às 17horas, nas novas instalações, no Jardim Europa, ao lado do terminal provisório. A entrega acontece 12 meses após o início das obras. Mais de R$ 10 milhões foram investidos na nova estrutura, que conta com uma área total de 17.500m2.

    O novo Terminal Bandeiras contará com três plataformas para embarque e desembarque, além de embarque solidário, bicicletário, fraldário, sala de primeiros socorros, achados e perdidos e coleta seletiva (veja descrição completa no quadro abaixo). Para atender o usuário conforme as regras de acessibilidade, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) determinou que a plataforma e a porta do veículo ficassem no mesmo nível, colocando fim a uma barreira de acesso enfrentada pelo portador de mobilidade reduzida.

    Ao todo, 27 linhas das áreas Sul e Oeste da RMTC (regiões Oeste e Sudoeste da capital) passam pelo Terminal. Por dia, são mais de 63 mil pessoas e 2,1 mil viagens. Com a reforma a capacidade do local amplia-se para 80 mil pessoas diariamente. A operação dos veículos terá início na madrugada do dia seguinte, sexta-feira, 24, véspera de natal, a partir das 5 horas da manhã.

     

    Gestão

    Com a inauguração, a responsabilidade pela gestão do Terminal é repassada à área de Gestão de Terminais (GTE) ligada ao Consórcio Rmtc – conforme prevê o contrato de concessão de 2008. Dentre as principais atribuições estão limpeza, conservação, segurança e combate à evasão de receita. Para tanto, mais de 50 funcionários ficarão responsáveis pela manutenção diária do local.

    O Bandeiras, juntamente com o Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia, são os dois terminais de integração que já contam com o modelo de gestão integral. A previsão é que a partir do momento em que os demais terminais da Região Metropolitana de Goiânia passem pelo processo de reforma, construção ou reconstrução sua gestão seja integralmente transferida do poder público para o Consórcio Rmtc.

     

     

    Três amplas plataformas para embarque e desembarque foram construídas no Terminal Bandeiras

     

    Todo terminal conta com placas de sinalização para orientar aos clientes

     

    Câmeras de monitoramento auxiliam a segurança do local

     

    Bancos para descanso

     

    Equipe termina a instalação das últimas placas de sinalização do Terminal Bandeiras