• Segurança para o Transporte Coletivo: atitudes que garantem uma viagem mais tranquila

    31/08/2012 Categoria: Esclarecimentos, Projetos e ações

    Com o objetivo de garantir maior segurança, tranquilidade e comodidade às pessoas que utilizam diariamente o transporte coletivo, o Comando do Policiamento da Capital em parceria com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) realizam nesta sexta-feira (31), durante todo o dia, o lançamento da cartilha Segurança Para o Transporte Coletivo. Durante toda a ação, as cartilhas serão distribuídas pela PM, que além de promover conscientização, fará abordagens a suspeitos dentro dos terminais envolvidos. Ao todo, 15 mil cartilhas foram produzidas contendo dicas de como os passageiros, funcionários, pessoas de forma geral, podem se prevenir.

    Distração é uma das atitudes que mais caracterizam a vítima ideal para delinquentes. Locais com muito fluxo de pessoas e pouca proteção exigem cuidado com o que acontece em volta.

    O projeto lançado é mais uma etapa da Operação Saturação da Polícia Militar. Desta vez, visa principalmente os segmentos que são constantes alvos de delitos, e os escolhidos foram os terminais, ambientes de fluxo grande e contínuo de pessoas diariamente. A divulgação de ações como esta ganha aos poucos a confiança da população, aumentando assim a sua participação no combate a violência. Os terminais são monitorados 24 horas por dia através de câmeras. Entretanto, sempre observe pessoas e movimentos suspeitos.

    Confira algumas dicas de segurança para o usuário do transporte coletivo:

    • Compre antecipadamente sua passagem, evitando ter que abrir a carteira ou bolsa expondo seus pertences;
    • Durante a espera pelo transportem evite conversar com pessoas estranhas sobre seu local de trabalho, horas de entrada e saída ou mesmo conversar com um amigo sobre diversos assuntos, de modo que pessoas estranhas possam ouvir;
    • Durante a noite, espere pelo transporte em locais iluminados e sempre próximo a outras pessoas;
    • Evite carregar grandes quantias de dinheiro;
    • Não porte celular ou carteira no bolso de trás da calça;
    • Em ônibus com poucos passageiros, viaje próximo ao motorista;
    • Fique sempre atento e desconfie de pessoas que provoquem esbarrões desnecessários.

    Em caso de assalto, não reaja. Procure sempre manter a calma, evitando oferecer sugestões aos bandidos. Evite movimentos rápidos que possam ser mal-interpretados e se solicitado, fale de forma clara e calma. Lembre-se: é muito importante que se registre o boletim de ocorrência. Desta forma, você contribui para o aumento da sua segurança e dificulta a agressão e o crime.