• A bicicleta pelo mundo

    20/09/2012 Categoria: Esclarecimentos, Projetos e ações

    Amsterdã, Londres e São Paulo são exemplos a serem considerados para os projetos de mobilidade urbana na Grande Goiânia

    Amsterdam congrega questões de mobilidade urbana de maneira exemplar.

    A dois dias do Dia Mundial Sem Carro, que será realizado neste sábado (22), a RMTC apresenta exemplos de cidades que possuem políticas voltadas ao uso de bicicletas como meio de transporte.
    Em plano mundial, a metrópole em que há a maior implantação do uso das bicicletas no cotidiano é Amsterdã, capital da Holanda. Hoje, segundo dados do governo holandês, metade da população – aproximadamente 600 mil pessoas – usam a bicicleta para o trabalho. São 20 mil quilômetros de ciclovias espalhadas pelo país com o estacionamento da Estação Central para oito mil vagas. O governo incentiva o uso das bikes com criação de ciclovias, locais seguros para estacionamento e conscientização dos benefícios que elas fazem tanto para a saúde de quem a utiliza, como para o meio ambiente.

    Outra cidade que valoriza a utilização das bikes é Londres. A capital inglesa possui sistema avançado de aluguel de bicicletas

    Em Londres, é possível pagar antecipadamente a utilização das bicicletas pela internet

    públicas em diversos pontos. Cinco mil são disponibilizadas e mais de 11 mil pessoas já se registraram para o uso. O aluguel funciona da seguinte maneira: o cidadão se inscreve num sistema, ativa a chave pela internet ou pelo telefone e pode retirar a bicicleta em qualquer estação da cidade.

    No Brasil, São Paulo inicia um processo de valorização com o uso das bicicletas. Já há o processo de alugueis com o projeto Bike Sampa. Hoje, existem ciclovias, rotas de bicicleta e ciclofaixas, que têm sido uma grande escola onde a educação de trânsito é praticada de forma agradável e positiva. Pesquisa realizada aponta crescimento de 200% nos últimos anos no uso de bicicletas. São 67 km de ciclofaixas de lazer que possuem sinalização vertical, horizontal e semafórica para os ciclistas que a freqüentam e também para os motoristas que circulam nas proximidades.

     

    São Paulo já mostra sinais de claros investimentos em infraestrutura para bicicletas e retorno de sua utilização pela população.

    ´

    Integração entre os modais é possível e a convivência respeitosa também

    Em dois dias
    Como parte das atividades que comemoram a Semana da Mobilidade Urbana e o Dia Mundial Sem Carro a RMTC promove, neste sábado (22), integração entre ônibus e bicicleta em dez terminais da Grande Goiânia. Quer for de bike para os terminais Vera Cruz, Recanto do Bosque, Maranata, Vila Brasília, Parque Oeste, Araguaia, Cruzeiro, Bandeiras, Garavelo e Isidória não pagará passagem para utilizar o transporte coletivo.