• Treinamento orienta motorista como se portar em situações adversas

    03/11/2012 Categoria: Por dentro da Rede

    Uma das preocupações do motorista do transporte coletivo é a segurança do cliente. Manter a calma e buscar ajuda das autoridades são atitudes fundamentais em momentos de possível assalto no veículo

    Treinamento dos motoristas: preparados para lidar com situações extremas

    Segurança é um assunto sério que não deve ser esquecido, principalmente quando se está em um ambiente público, seja um terminal ou em um ônibus. Garantir a segurança de todos é um papel do poder público, mas de qualquer forma, não podemos descuidar.

    Desde a integração, os motoristas do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana são preparados para lidar com situações de pânico no veículo. Em situações de perigo, os condutores são orientados a buscar ajuda o mais rápido possível. Em momentos de crise devem manter a calma e procurar a Polícia Militar, através de uma viatura que estiver ao longo da rota do veículo, parando próximo a um posto policial ou ligando para o 190 em caso de Emergência.

    Todos os motoristas são orientados a buscar ajuda em casos de insegurança. Eles não devem tentar resolver sozinhos nenhum tipo de problema que possa comprometer a integridade e a segurança dos clientes. A presença de uma autoridade policial, que são os responsáveis pela segurança do cidadão, é fundamental para que ninguém se machuque e os danos sejam minimizados.

    Durante o treinamento de integração ou reciclagem aos motoristas da RMTC, são explicadas as atitudes a serem tomadas em situações de crise. Exemplos de diferentes casos, como agressão verbal e física, assalto, pessoa alcoolizada, dentre outras situações são repassados para o motorista. Agir de forma a garantir a ordem e a segurança no interior do veículo, inclusive acionando o policiamento, caso necessário, é uma das recomendações passadas aos motoristas.

    O procedimento de segurança pode ser considerado padrão, mas existem dicas valiosas. Com o objetivo de garantir maior segurança, o motorista ao ser contratado passa por treinamentos onde os procedimentos adotados para segurança são apresentados. Os profissionais do transporte coletivo são orientados que, em caso de suspeita ou risco de vida, dos demais passageiros ou ao veículo, de maneira segura, busquem uma viatura da polícia, ou se dirijam a uma delegacia, e, se possível, entrem em contato com a Central de Controle Operacional (CCO) para informar a situação. Lembrem-se: NUNCA entre em conflito e SEMPRE busque manter a calma.