• Controle da Operação de Terminais auxilia Polícia Militar na identificação de casos suspeitos em terminais

    08/12/2012 Categoria: Por dentro da Rede

    COT monitora a rotina operacional nos Terminais de Integração e nos Pontos de Apoio aos motoristas por meio de imagens capturadas por 238 câmeras. RMTC promove parceria com a PM

    Implantado em 2009, o Controle da Operação de Terminais (COT) é responsável por monitorar a rotina operacional dos 14 terminais que estão sob o novo modelo de gestão da RMTC. Em parceria com a PM, além de aumentar a segurança de clientes e funcionários dos locais, a tecnologia auxilia na detecção de atitudes suspeitas, acionamento da polícia em tempo hábil e até investigação de casos de vandalismo, brigas ou pequenos furtos que podem ocorrer no local.

    De acordo com Sandro Santos, coordenador de Controle da Operação de Terminais, todas as imagens são monitoradas e os casos que não podem ser resolvidos pelos motoristas ou pelos seguranças do terminal, são passados para a PM. O inverso também acontece, quando necessário, a polícia solicita as imagens ao COT para fazer a identificação de situações e suspeitos. Ele ressalta que há o estudo de uma parceria com a PM em manter um posto da polícia dentro do RedeMob Consórcio, para que as imagens sejam vistas em tempo real e assim as abordagens sejam mais rápidas.

    Como funciona
    O monitoramento acontece 24 horas por dia, através do sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão). O equipamento distribui sinais provenientes das câmeras instaladas nos Pontos de Apoio (P.As) externos e terminais geridos pela RMTC para o ponto de visualização situado na sede do RedeMob Consórcio. No total são 238 câmeras com os Terminais Maranata, Araguaia, Parque Oeste, Recanto do Bosque e Vera Cruz equipados com 16 câmeras cada. O Terminal Isidória com 32. E os Terminais Bandeiras, Cruzeiro e Garavelo, 42 cada. Os P.As externos aos terminais, que totalizam 27, são equipados com uma câmera em cada.

    Santos afirma que esse acompanhamento feito pelo COT aumenta a sensação de segurança para o cliente do transporte coletivo, pois toda a movimentação é acompanhada e registrada. O passageiro sente que há uma preocupação com a garantia do bem-estar coletivo e que o RedeMob Consórcio está comprometido a garantir um avanço no serviço prestado.  Além disso, “o monitoramento promove a otimização dos recursos disponíveis”, enfatiza.