• Mamães: fiquem atentas às crianças nos terminais e ônibus

    18/03/2013 Categoria: Por dentro da Rede

    Em fevereiro, uma mãe desce no terminal para comprar Sitpass e não percebe que o ônibus seguiu viagem, levando com ele seus filhos. Funcionários da RMTC agem rápido e ajudam no reencontro da família

    Italoama Lopes, encarregada do Terminal Vera Cruz

    Uma situação desesperadora aconteceu no último dia 28 de fevereiro. Uma mãe desce do ônibus e, sem avisar ao motorista, vai comprar Sitpass e deixa os filhos dentro do veículo. O ônibus deixa o local e separa a mãe das crianças. Desesperador, não é mesmo? Foi justamente isso que aconteceu no Terminal Vera Cruz. Mas graças aos cuidados, atenção e destreza dos funcionários da RMTC o reencontro foi possível em apenas 20 minutos.“Ao perceber que seus filhos não estavam com ela, eu vi que ela se desesperou”, conta a encarregada do Terminal Vera Cruz, Italoama Lopes.

    Ela estava na plataforma no momento em que a situação toda começou e pode presenciar de perto todo o caso. “A mãe veio procurar ajuda contando o que tinha acabado de acontecer. Eu rapidamente passei um rádio pra CCO (Central de Controle Operacional) e falei com um operador que localizou o motorista”.Via rádio, o motorista foi informado sobre a presença das crianças no veículo e foi orientado a desembarcar no Terminal Padre Pelágio, onde as crianças, uma de 5 e outra de 7 anos, foram seguramente entregues a uma funcionária da RMTC, que se responsabilizou pelos cuidados até a chegada da mãe. “Naturalmente não sabiam o que fazer a não ser chorar, procurando pela mãe”, diz a controladora de acesso, Mirian, que ficou de olho nos pequenos o tempo todo.

    Mirian também é mãe e sabe a gravidade da situação. Ela nos conta que usou o instinto materno para cuidar e tranquilizar as crianças. “Minha primeira reação foi cuidar deles a cada segundo porque meu coração apertou demais quando eu soube da história. Eu também sou mãe e posso imaginar o desespero e o medo que eles sentiram. Eu abordei o veículo quando ele chegou ao terminal e fui encontrar as crianças. Elas me deram um abraço tão forte que naquele momento eu senti o que eles estavam sentindo”.

    O profissionalismo e preparo dos funcionários permitiu que o reencontro fosse possível em apenas 20 minutos. Italoama acionou a CCO que rapidamente orientou o motorista e encarregou Mirian de se responsabilizar pelos cuidados às crianças. Quando a mãe chegou ao Terminal Padre Pelágio, encontrou as crianças sãs e salvas. A recorrência da situação faz com que os funcionários estejam sempre muito bem preparados para solucionar o problema.

    Caso comum
    Infelizmente esta situação ocorre com freqüência. Basta apenas um descuido dos pais para desencadear horas de desespero. “Eu estou acostumada com este tipo de situação, direto eu vejo crianças andando sozinhas na plataforma, mães procurando pelos filhos em voz alta, é comum mesmo”.

    Mesmo assim, Mirian não deixa de se sensibilizar com a situação e faz de tudo para reunir pais e filhos.Italoama, encarregada do Terminal Vera Cruz, aconselha que as mães não confiem em qualquer pessoa. “Nunca sabemos das intenções de todo mundo, então todo cuidado é pouco. É importante que a mãe converse com a criança e também dê conselhos para ela”. A controladora de acesso Mirian dá dicas para que a segurança fique sempre em primeiro lugar. “Se for criança de colo, sempre deixe ela nos braços, não confie em estranhos. Já para os mais grandinhos, a dica é que eles fiquem sempre colados na mãe, seja segurando na mão, no braço, mas sempre ter a certeza de que ela tá ali do lado”.