• HP Transportes está entre as melhores empresas de ônibus do país

    20/09/2013 Categoria: Por dentro da Rede

    Reconhecimento vem da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) após rigoroso critério de avaliação e auditorias in loco

    Fachada da HP

    A HP Transportes de Goiânia recebeu, na última segunda-feira, dia 16, a notícia de que está entre as melhores empresas de ônibus do Brasil. O ranking foi divulgado pela Associação Nacional de Transportes Públicos na nona edição do Prêmio ANTP de Qualidade. Em toda a região Centro-Oeste, apenas duas empresas foram consagradas pelo prêmio – a HP é uma delas.

    A premiação é uma das mais sérias e reconhecidas em todo o país e o processo de avaliação dos participantes é rigoroso. Entre os critérios avaliados estão o relacionamento com os passageiros e sociedade, gestão da liderança, qualidade operacional, gestão de pessoas e comprometimento ambiental. Lisura, idoneidade, transparência e honestidade das empresas também contam pontos.

    Na primeira etapa da avaliação, as empresas respondem a um minucioso questionário e produzem um relatório descrevendo suas práticas de gestão. Depois, precisam apresentar documentos para fundamentar o que foi relatado. Por fim, examinadores da ANTP visitam as garagens e sedes administrativas para verificar se o que as empresas responderam se aplica na prática.

    Esta não é a primeira vez que a HP se destaca e é reconhecida por possuir boas práticas de gestão. Ela foi a primeira empresa de transporte coletivo urbano de Goiás a implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em 1999, e a receber a certificação NBR IS0 9001:2000. Como fruto deste investimento, nos últimos 15 anos venceu diversas premiações regionais e nacionais nas áreas de gestão da qualidade, gestão de pessoas, prestação de serviços e responsabilidade socioambiental. “A equipe da HP recebe mais este prêmio com muita humildade, mas com a convicção de que está no caminho certo, pois não há outro meio de manter a perenidade de uma empresa senão investindo em pessoas e em gestão”, opina a diretora executiva da HP, Indiara Ferreira.

    Segundo Indiara, apesar da crise e dos atuais problemas que desafiam o setor de transporte urbano, a HP acredita que o momento favorece uma ampla discussão sobre mobilidade urbana, convidando políticos, técnicos, operadoras e sociedade a refletir e assumir responsabilidades na solução desse sério desafio. “Nós sabemos que a empresa sozinha não consegue mudar a realidade do transporte coletivo, já que são vários os atributos que interferem na qualidade do serviço que estão além da autoridade da empresa. No que cabe à HP Transportes, continuaremos investindo na qualificação das pessoas e no sistema de gestão capaz de responder às expectativas dos clientes”, complementa a diretora executiva.

    O coordenador da ANTP Regional Centro-Oeste, Antenor Pinheiro, reforça o posicionamento da HP. Para ele, “A premiação mostra que nossas empresas são bem gerenciadas e possuem expertise técnica em excelência. O que falta é o poder público responder com infraestrutura, desoneração da tarifa e novas formas de financiar o custeio do sistema”.