• Parceria entre RedeMob Consórcio e governo do Estado de Goiás vai contribuir para melhorar a segurança pública das pessoas que andam de ônibus

    01/10/2013 Categoria: Por dentro da Rede

    O controle da operação em tempo real é um dos diferenciais na gestão do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. São quase 400 câmeras instaladas nos 14 terminais sob a gestão do RedeMob Consórcio, cujas imagens são assistidas 24h por uma central de controle. Enquanto isso, uma outra central mantém contato via rádio com os mais de 3 mil motoristas que circulam diariamente pelas ruas da capital e dos demais 17 municípios da grande Goiânia. Toda essa comunicação em tempo real pode ser utilizada não apenas para controlar a operação do transporte coletivo, mas também para colaborar com a segurança pública da RMG. Neste sentido, será firmada uma parceria entre o RedeMob Consórcio e o estado de Goiás, via Secretária de Segurança Pública e Justiça,  visando o repasse de imagens de terminais, rotas de ônibus e informações em tempo real sobre ocorrências relacionadas à segurança pública nos terminais, nos ônibus e pontos de paradas.

    Diretor do Consórcio Rmtc apresenta o Controle da Operação de Terminais aos secretários de estado (Crédito: SDRMG)

    Diretor do RedeMob Consórcio apresenta o COT aos secretários Joaquim Mesquita e Eduardo Zaratz (Crédito: Comunicação Setorial SDRMG)

    Na última segunda-feira, dia 30, o diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, recebeu a visita do secretário de Segurança Pública, Dr. Joaquim Mesquita, e do secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Dr. Eduardo Zaratz – que também é presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC). Durante a visita, as autoridades conheceram pessoalmente a Central de Controle Operacional (CCO) e o Controle da Operação de Terminais (COT). O diretor Leomar Avelino afirmou que o RedeMob Consórcio está disposto a colaborar da melhor forma possível para que o repasse de informações ao poder público contribua, de fato, para a melhoria da segurança pública na Região Metropolitana de Goiânia.  “Na maioria das grandes cidades, a exemplo de Bogotá, Paris, Londres, dentre outras, transporte público coletivo, gestão de trânsito e segurança pública trabalham de modo integrado. Entendo que é fantástica a  possibilidade dos serviços de segurança pública e transporte público atuarem de mãos dadas na grande Goiânia, pois a população ganhará muito com isto”, ressaltou. 

    O titular da SDRMG/CDTC, enfatizou a necessidade de “compartilhamento de informações para aumentar a atuação em prol da  segurança dos usuários do sistema de transporte da Grande Goiânia, otimizando as intervenções dos operadores da Segurança Pública”.

    Já o secretário Joaquim Mesquita viu condições mútuas de aproveitamento na apresentação feita pelo Consórcio. “Temos condições de contribuir com o sistema de transporte, dando maior segurança aos usuários, e o sistema pode contribuir com a segurança, repassando informações e imagens que agilizarão o trabalho”, afirmou.