• Nota à população da Região Metropolitana de Goiânia

    17/05/2014 Categoria: Esclarecimentos

    A RMTC informa que parte da operação de transporte não pôde ser realizada na manhã deste sábado em função da permanência do ambiente de insegurança para motoristas e passageiros que se instaurou na Grande Goiânia desde a última quinta-feira.

    Mesmo contrariando decisão judicial, alguns manifestantes impediram a saída dos ônibus na porta das garagens das áreas Sul e Oeste da Rede.

    Até o fim da manhã o atendimento estava sendo realizado apenas na linha Eixo Anhanguera e nas 61 linhas da área Leste da Rede, que inclui o Terminal Senador Canedo, Terminal Novo Mundo e algumas linhas do Terminal Praça da Bíblia.

    Ontem o Setransp informou, em nota, que, apesar da atuação de grupos estranhos ao sistema para bloquear o serviço e depredar ônibus e terminais, não há uma greve de motoristas, pois o acordo coletivo foi assinado com o Sindittransporte, representante legal da categoria.

    O Setransp informou ainda que está recorrendo aos órgãos de segurança para que seja cumprida a liminar expedida no dia 16/05/2014 pela Justiça do Trabalho, proibindo que integrantes do Sindcoletivo impeçam a partida de ônibus nas garagens ou o trabalho dos motoristas.

    A RMTC tem feito todos os esforços possíveis e aguarda o conhecimento e cumprimento da decisão liminar pelos manifestantes ainda neste sábado para que, após o restabelecimento da segurança, o serviço de transporte público da Região Metropolitana de Goiânia possa ser normalizado aos poucos e esteja em pleno funcionamento na segunda-feira, dia 19.

    Está prevista também para segunda-feira, às 14h, uma reunião no Tribunal Regional do Trabalho para uma conciliação definitiva entre os sindicatos envolvidos na negociação trabalhista.

    Hoje as cinco concessionárias que operam o transporte público coletivo em toda a Região Metropolitana, incluindo a Metrobus, concluíram o levantamento de ônibus vandalizados nas últimas 48 horas e chegaram ao número de 85 ônibus vandalizados e um motorista ferido após ser atingido por uma pedra.