• Boletim diário de fluxo e demanda no transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana

    17/03/2021 Categoria: Boletim Diário de Fluxo e Demanda, Esclarecimentos

    Edição das 19h

    Divulgação diária pelo RedeMob Consórcio do fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Seguem abaixo as análises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC no horário das 19 horas. 

    Os números base para definição da demanda esperada foram obtidos por meio de análises técnicas de transportes, tendo como referência a demanda no período de 23 a 27 de março de 2020 e 30 de março a 3 de abril de 2020, período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goiânia.

    Fórmula usada na analise: ((Demanda Esperada – Demanda Realizada)*(100)/(Demanda Esperada))

    Indicador: Expresso em %. Quanto mais próximas as curvas dos gráficos, melhor é o índice de cumprimento da demanda esperada, ou seja, mais a demanda atual se aproxima da demanda no mesmo cenário do lockdown de março/abril de 2020.

    Nesta quarta-feira, 17, entre 4 e 19 horas, Goiânia registrou mais de 61 mil viagens no sistema de transporte público coletivo, uma demanda 128% maior do que a esperada para o período. O índice frustra, parcialmente, todas as expectativas de um volume menor de usuários. Os resultados parciais de hoje atestam que uma considerável quantidade de pessoas continua se locomovendo na Capital, independente do cenário de pandemia e determinação do lockdown. 

    Em Aparecida de Goiânia, também considerando o mesmo intervalo de horário de hoje, das 4 às 19 horas, quase 42 mil viagens foram registradas pelo sistema, índice 112% maior do que a demanda aguardada para o período. O cenário comprova que o movimento de pessoas ainda é intenso no município.

    Quase 64 mil viagens foram registradas hoje no Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera – SIMA, entre 4 e 19 horas, volume 115% maior do que a demanda esperada para o período.

    E, na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a demanda de hoje é 119% maior do que o volume esperado para o período. Das 4 às 19 horas, foram mais de 167 mil viagens registradas, números parciais que, de acordo com o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, continuam evidenciando que elevada quantidade de pessoas ainda continuam se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia. “Este movimento intenso de passageiros ultrapassa sobremaneira as expectativas de queda da demanda diante do lockdown em Goiânia, Região Metropolitana e Estado de Goiás”, destaca.