• Boletim diário de fluxo e demanda no transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana

    18/03/2021 Categoria: Boletim Diário de Fluxo e Demanda, Esclarecimentos

    Edição das 10h 

    Divulgação diária pelo RedeMob Consórcio do fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Segue abaixo as análises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC no horário das 10 horas.

    Os números base para definição da demanda esperada foram obtidos por meio de análises técnicas de transportes, tendo como referência a demanda no período de 23 a 27 de março de 2020 e 30 de março a 3 de abril de 2020, período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goiânia.

    Fórmula usada na analise: ((Demanda Esperada – Demanda Realizada)*(100)/(Demanda Esperada))

    Indicador: Expresso em %. Quanto mais próximas as curvas dos gráficos, melhor é o índice de cumprimento da demanda esperada, ou seja, mais a demanda atual se aproxima da demanda no mesmo cenário do lockdown de março/abril de 2020.

    A demanda realizada nesta quinta-feira (18), em Goiânia, já soma quase 26 mil validações registrada das 4 às 10 horas, volume 138% maior do que a demanda esperada para o período. Destaque para o pico entre 6 e 7 horas da manhã, que obteve uma alta de 153% em relação ao esperado para o período. Os resultados parciais de hoje já evidenciam que a tendência é de demanda elevada em Goiânia, que ultrapassam todas as expectativas de uma demanda menor em razão do lockdown municipal e estadual.

    Em Aparecida de Goiânia, o período da manhã já soma cerca de 21 mil validações, volume 113% maior do que a demanda esperada para o período. Também no mesmo horário de pico (6 e 7 horas), o volume registrado ficou 137% maior em relação à previsão do intervalo. Os resultados parciais de hoje evidenciam que a tendência é de demanda elevada no município, como já foi constatado nos últimos dias.

    No Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera – SIMA, cerca de 30 mil validações foram contabilizadas hoje, das 4h às 10h, volume 104% maior do que a demanda esperada para o período. No horário de pico, este índice teve alta de 122% em relação à expectativa do sistema.

    Cerca de 76 mil validações foram registradas na RMTC hoje, das 4h às 10h da manhã, movimento 117% maior do que a demanda esperada para o intervalo. E, no horário de pico, as viagens tiveram um aumento de 117% diante dos índices previstos para o período. Uma elevada quantidade de pessoas continua se locomovendo por meio do transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia.