• Boletim diário de fluxo e demanda no transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana

    22/03/2021 Categoria: Boletim Diário de Fluxo e Demanda, Esclarecimentos

    Edição das 10h

    Divulgação diária pelo RedeMob Consórcio do fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado durante o primeiro lockdown de 2020. Seguem abaixo as análises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC no horário das 10 horas.

    Os números base para definição da demanda esperada foram obtidos por meio de análises técnicas de transportes, tendo como referência a demanda no período de 23 a 27 de março de 2020 e 30 de março a 3 de abril de 2020, período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goiânia.

    Fórmula usada na analise: ((Demanda Esperada – Demanda Realizada)*(100)/(Demanda Esperada))

    Indicador: Expresso em %. Quanto mais próximas as curvas dos gráficos, melhor é o índice de cumprimento da demanda esperada, ou seja, mais a demanda atual se aproxima da demanda no mesmo cenário do lockdown de março/abril de 2020.

    A demanda de usuários do transporte coletivo em Goiânia nesta segunda-feira, dia 22, já soma quase 23 mil validações, no período entre 4 e 10 horas, sendo 82% maior do que o volume esperado para o período. O resultado, mesmo parcial, já frustra de sobremaneira todas as expectativas de um movimento menor de usuários em razão do lockdown municipal e estadual. 

    Em Aparecida de Goiânia, a demanda registrada no mesmo período da manhã é cerca de 23 mil validações, sendo 88% maior do que o movimento esperado para o período. Os resultados parciais de hoje já evidenciam que a tendência é de demanda elevada no município.

    Também nesta segunda-feira, das 4h às 10h, a demanda realizada no Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera totaliza 29 mil validações, também ficando acima (58%) do que esperado para o período diante do cenário de pandemia. Os resultados parciais do dia evidenciam que a tendência é de movimento intenso no sistema.

    Hoje o registro é de movimento 73% maior na RMTC, que já contabiliza cerca de 74,5 mil validações entre 4 e 10 horas. Os resultados parciais desta segunda-feira apontam que elevada quantidade de pessoas continua se locomovendo por meio do transporte público coletivo na região metropolitana de Goiânia.