• Combate a violência contra à mulher nos terminais

    11/10/2018 Categoria: Esclarecimentos

     

    Aconteceu durante todo o dia de ontem, 10 de outubro, em alguns terminais, ações de orientação as mulheres sobre as políticas públicas em defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar, além de assessoramento e acolhimento de mulheres que vivem em situação de risco de morte. Essas ações fazem parte do projeto realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Goiânia em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.

    A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), entre outras empresas, fez parceria com a secretaria para reforçar a importância da luta ao combate a violência à mulher. Equipes de diversos órgãos trabalharam simultaneamente em vários locais como Aeroporto, Rodoviárias, Centro de Goiânia, Faculdades, Universidades, Postos de Saúde, Cais, CRAS, CREAS e terminais de ônibus do transporte público orientando a população com distribuição de panfletos informativos.

    Para a idealizadora do projeto e secretária municipal de políticas para mulheres, Ana Carolina de Souza Almeida, o objetivo principal era levar informação dos vários tipos de violência contra a mulher e das diversas práticas abusivas existentes. “A violência pode ser física, psicológica, moral, patrimonial e até sexual e são as repetições dessas práticas pelos agressores que levam a morte mulheres em todo o Brasil”, relatou.

    A secretária ressaltou ainda a importância da parceria com a RMTC neste projeto, pois conseguiu atingir um grande número de pessoas nos terminais da Região Metropolitana de Goiânia. “O resultado das ações foi muito satisfatório, foram distribuídos mais de 20 mil panfletos, isso mostra a quantidade de pessoas com as quais conseguimos conversar”. Ana Carolina reforçou ainda que a orientação foi dada não só as mulheres, “os homens também precisam saber como se dá a violência e que isso é crime”, disse ela.

    Mecanismos legais como a Lei Maria da Penha, tem contribuído no enfrentamento de algumas mulheres aos abusos violentos. A comemoração da data como referência ao combate à violência contra a mulher é importante porque reflete diretamente na conscientização das mulheres que são vítimas a denunciarem as agressões. No Brasil, as denúncias podem ser feitas gratuitamente através do telefone 180, número que também fornece informações sobre procedimentos e como se comportar em situações de violência.