• Transporte na Região Metropolitana de Goiânia não vai parar – Comunicado Oficial da CMTC

    23/03/2020 Categoria: Esclarecimentos

    A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), gestora do serviço ofertado em Goiânia e mais 18 municípios integrados, informa que, após reunião com representantes do governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Iris Resende, ficou decidido que o transporte na região metropolitana da capital não vai parar, e o decreto de Lei do governo estadual, baixado na sexta-feira (20), determinando o transporte de pessoas sentadas, continua valendo. À CMTC ficou o planejamento técnico da operação, visando atender a demanda de passageiros que ainda circula em terminais nos horários de pico e entrepico.

    Decreto de Lei de número 9.638
    Ficou acertado entre os gestores que este decreto de número 9.638 será regulamentado num trabalho conjunto entre CMTC e Agência Goiana de Regulação (AGR). Neste documento, constarão as determinações sobre quem vai usar o transporte e o escalonamento de horário que atenda a demanda de trabalho ainda ativo nas cidades. Ação pensada para se evitar aglomerações em terminais de ônibus.

    Poderão utilizar o serviço de transporte todas as pessoas e trabalhadores ligados diretamente as atividades econômicas elencadas como imprescindíveis e que constam do decreto 9.633 alterado pelo decreto 9.638 do governo estadual.

    Idoso
    Ficou acertado que o passe-livre para o idoso continuará ativo para atender a parcela que necessita de atendimento e tratamento de doenças crônicas. A Polícia Militar vai atuar na checagem desse trânsito de idosos, fazendo a orientação necessária sobre o bom uso do transporte para se evitar o contágio.

    Ministério Público e Defensoria Pública
    A CMTC informa que foi notificada da decisão judicial na manhã dessa segunda-feira (23) às 10h50. A notificação determina a volta da frota total de ônibus nas linhas do transporte público, a CMTC vai cumprir a determinação.

    Operação
    A CMTC informa que a operação de hoje (23) transcorreu de forma tranquila e atendeu baixa demanda.

    Frota
    A CMTC informa que toda a frota estará em operação e que a equipe de motoristas designada ao trabalho não pertence a grupos de risco. Motoristas com idade acima de 60 anos e/ou com doença crônica estão em férias coletivas.

    Equipamentos de Segurança
    A CMTC informa que essa negociação de equipamentos de segurança ao motorista será feita entre as concessionárias e a categoria.