• Motoristas mortos por Covid-19 estavam afastados do trabalho

    30/07/2020 Categoria: Esclarecimentos

    Os três funcionários do transporte coletivo faziam parte do grupo de risco e não exerciam mais suas funções. Outros colaboradores confirmados com a doença atuavam em áreas administrativas e também estão afastados  

    O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET) e o RedeMob Consórcio lamentam o óbito de três motoristas que faleceram em decorrência da Covid 19. Estes funcionários não estavam trabalhando e estavam afastados por pertencerem ao grupo de risco. A medida também foi tomada com todos os funcionários do grupo de risco após avaliação dos médicos do trabalho das empresas. Dois deles pertenciam à Rápido Araguaia e um era da Reunidas. Os demais 10 colaboradores que estão afastados por terem testado positivo para a Covid-19 atuavam em áreas administrativas das empresas. 

    Desde o início da pandemia, as empresas têm demonstrado grande preocupação com todos os que trabalham e utilizam o sistema de transporte público coletivo. Os investimentos são recorrentes em orientação de todos os seus funcionários quanto às ações de prevenção à Covid-19 em palestras e distribuição de cartilhas informativas, bem como fazem a medição diária da temperatura dos colaboradores, oferecem máscaras e álcool em gel para todos, incluindo, motoristas. 

    Para a segurança de motoristas e usuários, existe um investimento contínuo na limpeza dos veículos que é feita várias vezes ao dia ao fim de cada viagem, de forma rigorosa e com produtos sanitizantes. Todos são orientados a manterem as janelas dos ônibus abertas. Segundo pesquisa da Universidade de Caxias do Sul, os ônibus circulando com as janelas abertas proporcionam um ambiente arejado e seguro. De acordo com estudos da Universidade e da empresa Marcopolo, os ônibus com as janelas abertas têm renovação de ar de até 63% maior que a exigida em supermercados, agências bancárias e aeroportos. E atende os mínimos estabelecidos pela ABNT 16401 para ambientes como sala de aula, museus, shoppings e supermercados. Quando em movimento, essa renovação do ar excede em mais de 60% os limites estabelecidos pela ABNT. 

    Sempre que há caso suspeito, as empresas cumprem o protocolo do Ministério da Saúde e o profissional é afastado imediatamente, sendo direcionado ao serviço de saúde para diagnóstico e atendimento. Atualmente são 11 motoristas afastados por suspeita de contaminação. Vale ressaltar que os funcionários do sistema possuem plano de saúde, o que dá um grande suporte, inclusive, para suas famílias. 

    Os motoristas também são orientados indicar ao usuário o respeito ao decreto do governo do Estado, que prevê apenas passageiros sentados e que utilizem máscaras de proteção facial, cabe à Polícia Militar e à Guarda Civil a responsabilidade imediata por esta fiscalização e controle junto ao usuário. 

    Todas as ações das empresas podem ser provadas e elas se colocam à disposição para receber os veículos de comunicação para comprovar as ações.