• Projeto prevê fiscalização contra mau uso do transporte coletivo

    21/01/2011 Categoria: Projetos e ações

    Agentes autorizados irão auditar o uso indevido de cartões e entrada pela porta traseira, entre outras ações irregulares. Objetivo é orientar clientes quanto à postura adequada e coibir atitudes indevidas

    Uso indevido de cartões do transporte coletivo (Sit-PASS), embarque pela porta traseira, desembarque pela porta dianteira, pular ou passar por baixo da catraca. Atitudes como estas serão fiscalizadas por agentes autorizados da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). O projeto é uma iniciativa piloto da RMTC e pretende evitar a prática de ações de má utilização do transporte coletivo. A ação terá início a partir de amanhã, sábado, 22. Até o mês de abril de 2011, fiscais estarão presentes em linhas das três regiões da RMTC (Leste, Oeste e Sul). “A seleção das linhas integrantes desta primeira etapa foi feita com base no resultado da pesquisa sobre o mau uso do transporte coletivo, a qual apontou considerável índice de irregularidades”, explica o diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino.

    Após a mensuração dos resultados iniciais, a ideia é que o projeto se torne permanente, de maneira a evitar irregularidades na utilização do serviço. Por ano, segundo pesquisa feita no 1º semestre de 2010 em todas as linhas e terminais da Rede – incluindo o Eixo Anhanguera –, estima-se que ocorram, em média, 9,3 milhões atitudes de mau uso do transporte coletivo. Dentre as principais, estão o uso impróprio dos cartões Sit-PASS e ações dentro dos veículos, como embarque ou desembarque indevidos.

    Ainda considerando o mesmo período, ações irregulares causam prejuízos da ordem de mais de R$15 milhões ao setor. O diretor ressalta que a principal consequência é que o montante poderia ser revertido em benefícios aos clientes por meio da melhoria da qualidade do serviço. “Além disso, é necessário buscarmos a divisão equânime dos custos entre todos que utilizam o serviço. O valor não pode ficar somente a cargo de alguns, enquanto outros deixam de contribuir”, completa. 

    Como será feito

    Os ônibus fiscalizados contarão com a presença de agentes autorizados, identificados com crachá. O trabalho terá foco na orientação ao cliente. No caso de embarque pela porta traseira, será solicitado o reembarque pela porta dianteira. Quanto aos cartões Sit-PASS, caso seja evidenciado sua utilização por outra pessoa que não àquela identificada como proprietária, o mesmo será retido e o cliente orientado a dirigir-se à agência do SETRANSP (Localizada na Rua 4, Edifício Parthenon Center, no Centro) para regularizar sua situação.