• Ônibus passam por manutenção para contribuir com diminuição dos níveis de emissão de gases poluentes

    22/12/2012 Categoria: Projetos e ações

    RMTC integra o projeto “Despoluir”, que realiza plano de medição da qualidade dos veículos do transporte coletivo

    Manutenção é realizada em ônibus

    Manutenção corretiva e preventiva a fim de assegurar que a emissão de gases esteja de acordo a normativas internacionais. Com essas ações, a RMTC integra o projeto “Despoluir”, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). O trabalho realiza um plano de medição da opacidade semestral, avaliado nos meses de abril e outubro de cada ano, que gera um registro individual sobre a condição em que estão todos os ônibus do transporte coletivo. Após a avaliação, cada veículo recebe um selo, identificando a data do teste e o valor medido.

    Para os motores EURO III, que são utilizados nos veículos que compõem a frota da  RMTC, o nível recomendado na medição de opacidade semestral é de 2,08. Caso a concentração encontrada seja maior, é necessário que os responsáveis encontrem a causa e façam as correções adequadas no motor para ficar entre os valores determinados pelo CONAMA.

    Dois tipos de manutenção são promovidas a fim de garantir constante adequação à regulamentação nacional. As corretivas são feitas sempre que existe a necessidade de reparar algo que apresenta algum defeito. Já a manutenção preventiva é feita a cada 19 mil quilômetros rodados e o processo envolve troca de óleo lubrificante, filtro de combustível, de ar e separador de água. Quando os limites são excedidos, o motor é desmontado e as peças desgastadas são substituídas. A medida contribui para a diminuição dos níveis de emissão de gases poluentes e garantem veículos eficientes e de acordo com as normas definidas como adequadas para a conservação da qualidade do meio ambiente.

    Dia do Meio Ambiente

    Neste ano comemoram-se 40 anos da criação do Dia do Meio Ambiente. A data é celebrada em 05 de junho e foi estabelecida em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

    A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais. A pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência. Nessa reunião criaram-se documentos relacionados às questões ambientais e um plano para traçar as ações da humanidade e dos governamentais diante do problema.

    Todos os anos, as Nações Unidas escolhem um tema como uma forma de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente. Neste ano, o Brasil foi a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente e teve o tema “Economia Verde: ela te inclui?”. A intenção foi avaliar onde a Economia Verde, que promove o uso eficiente dos recursos naturais e a inclusão social, se encaixa no dia-a-dia de cada pessoa e avaliar se o desenvolvimento abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários.