-
Integração sustentável
Opção pelo uso do transporte coletivo e de bicicletas é considerado caminho inteligente e sustentável para grandes centros urbanos
As políticas públicas que estão surgindo na área de trânsito e mobilidade urbana estão cada vez mais focadas na integração de meios que permitam transportar mais pessoas com menos agressão ao ambiente. Prova disto é que em 2012 foi aprovada a Lei 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A legislação prioriza o transporte público e coletivo e os meios não motorizados, como as bicicletas.
As bicicletas têm um papel importante no desenvolvimento sustentável das cidades, pois além de não emitirem poluentes e racionalizarem a utilização dos espaços públicos, contribuem para um estilo de vida mais saudável. Como complemento para as viagens com percursos mais longos, a sugestão é utilizar o serviço de ônibus e terminais.
Em Goiânia, quem quiser se adequar ao que é proposto pela integração sustentável ainda tem poucas opções. Uma delas é a ciclovia do Corredor Universitário, que liga a Praça Cívica à Praça da Bíblia. Outra opção semelhante já está em fase de implantação, no corredor da Avenida T-63.
Antes mesmo de começarem as obras de implantação das ciclovias e ciclofaixas, a RMTC já estava atenta à necessidade de oferecer mais praticidade e segurança aos clientes que precisam guardar sua bicicleta para embarcar nos terminais de integração. Nos 14 terminais reformados pelo RedeMob Consórcio são disponibilizados bicicletários com um total de quase mil vagas. O serviço é gratuito e para utilizar basta prender a bicicleta em um dos paraciclos com cadeado e levar a chave.
A integração entre o transporte coletivo e as bicicletas propõe uma nova atitude frente aos rumos do trânsito nas cidades e envolve um desafio social e ambiental, que só poderá ser superado mediante a sensibilização do Poder Público e da própria sociedade quanto à importância de se priorizar o desempenho dos sistemas de transporte público, de maneira a propiciar alternativas de qualidade para toda a população.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (876)
- BRT Norte-Sul (2)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (674)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (146)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)
Posts recentes
- Boletim do Transporte – Adensamento urbano sem mobilidade é insustentável
- Boletim do Transporte – Subsídios ao transporte de passageiros podem impactar positivamente a mobilidade dos brasileiros
- Boletim do Transporte – Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
- Boletim do Transporte – Mais de 200 condutores são multados no Brasil por trafegar em faixas ou vias exclusivas de ônibus
- Boletim do Transporte – Ao contrário de SP, Bogotá investiu primeiro em infraestrutura para ter ônibus elétrico