• O ônibus na mobilidade urbana

    16/10/2013 Categoria: Trânsito e Transporte

    Um dos destaques da programação do 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), foi a Conferência O ônibus na mobilidade urbana, realizada na tarde do dia 09, com a presença da Diretora do Centro Colombiano de Tecnologias de Transportes (CCTT), Maria Tereza Cadena. A conferencista apresentou o sistema de transporte implantado nas principais cidades colombianas, que se tornou referência mundial em termos de utilização do ônibus para a melhoria da mobilidade urbana, e ressaltou a importância da integração em regiões metropolitanas. “As cidades grandes precisam implantar sistemas integrados de transporte (SITM), de maneira que o serviço público coletivo se torne uma alternativa atrativa para os usuários de veículos privados”.

    Maria Tereza também destacou a necessidade de integrar o ônibus com outros sistemas e deixou uma dica para o Brasil: “Em países com grande potencial energético, vale a pena pensar no investimento em modais de transporte coletivo movidos à eletricidade”.

    Maria Tereza Cadena, diretora do CCTT (Colômbia)

    Maria Tereza Cadena, diretora do CCTT (Colômbia)

    Ao final da discussão, o representante da Urbanização de Curitiba S/A (URBS) falou sobre os principais desafios enfrentados atualmente pelo sistema de transporte público da capital paranaense, modelo nacional e referência para a implantação do sistema colombiano. O debatedor apontou questões como a falta de definição do poder público quanto ao subsídio necessário para custear a diferença entre a tarifa técnica e a tarifa paga pelo usuário, queda de demanda em função da perda de agilidade e competitividade do serviço, necessidade de um planejamento integrado para a região metropolitana e deficiências na gestão do sistema. A semelhança com as dificuldades enfrentadas na Grande Goiânia e em regiões metropolitanas confirmou mais uma vez que a crise do sistema de transporte público e mobilidade urbana é uma realidade nacional.