• Saúde e qualidade de vida para os trabalhadores em transporte

    06/12/2013 Categoria: Por dentro da Rede, Trânsito e Transporte

    Palestra promovida pelo TRT na última terça-feira, 03, abordou temas como segurança no trânsito, prevenção de acidentes de trabalho e ginástica laboral

    Cerca de 300 motoristas de ônibus e trabalhadores em transporte de passageiros da Região Metropolitana de Goiânia participaram da palestra sobre saúde e segurança no trabalho realizada na tarde da última terça-feira, 03, no auditório do Sest/Senat. O evento marcou o lançamento da campanha “Dê prioridade à vida – Trabalhe com segurança”, desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), a Federação das Empresas de Transporte Rodoviário no Sul e Centro Oeste do Brasil (Fetrasul) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

    O vice-presidente do Setransp, Décio Caetano, agradeceu aos parceiros pela iniciativa e ressaltou a relevância de ações como esta para quem trabalha com o transporte de passageiros. “O trânsito em Goiânia é difícil e arriscado. Esses eventos de capacitação e conscientização são extremamente importantes para estimular a segurança, saúde e qualidade de vida dos motoristas e, consequentemente, para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço que prestamos à comunidade”, afirmou.

    A presidente do TRT, desembargadora Elza Cândida da Silveira, disse aos participantes que a Justiça do Trabalho quer se aproximar mais dos trabalhadores e das empresas e estimulou os motoristas a exercerem sua função de forma responsável e consciente. “O que eu mais quero é que vocês valorizem as suas vidas e respeitem as normas de trânsito e de segurança, para que possam voltar para suas casas íntegros. Acidente de trabalho não traz benefício pra ninguém”, alertou.

    Ulisses Cândido Damas é motorista do transporte público coletivo e trabalha na empresa Rápido Araguaia há mais de quatro anos. Para ele, o evento foi uma oportunidade de autoavaliação: “Eu dou muito valor a esse tipo de treinamento. A partir do que foi dito aqui a gente consegue avaliar se está agindo corretamente, dentro da conduta e da responsabilidade que a empresa espera da gente, ou se precisa mudar alguma coisa”.

     

    Dicas de saúde

    A fisioterapeuta e doutora em acupuntura Simone Lemos abordou o tema Qualidade de vida promovida pela ginástica laboral. Ela falou sobre os aspectos físicos e psicológicos que influenciam a saúde dos motoristas e ensinou algumas medidas e exercícios simples que podem ser feitos para prevenir doenças ocupacionais.

    O motorista Sebastião Alberto da Silva, da HP Transportes, acredita que as dicas podem ajudar a melhorar não só a qualidade de vida como também do trabalho que ele realiza. “É muito importante! A gente cresce, adquire conhecimento e aprende a melhorar o nosso comportamento. Isso com certeza reflete na qualidade do serviço que a gente está prestando”, concluiu.