• Linha de ônibus 24h para a Romaria do Divino Pai Eterno 2014

    26/06/2014 Categoria: Linhas especiais

    Com o tema “Somos a Família do Pai Eterno”, a Romaria do Divino Pai Eterno 2014 inicia nesta sexta-feira, 27, e vai até o dia 6 de julho. Neste período, os devotos que participam da tradicional festa religiosa do município de Trindade vão poder contar com ônibus saindo 24h do Terminal Padre Pelágio, em Goiânia, e do Terminal Trindade.

    A estimativa é de que pelo menos 300 mil pessoas utilizem o transporte coletivo durante os 10 dias do evento. Para atender a demanda, que chega a ser até 10 vezes maior que o normal, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) aumentou em 60% a oferta de viagens da linha 142, que liga Trindade à capital.

    Linha Especial 142 Pai EternoAlém de disponibilizar 100 ônibus para a operação especial, centenas de funcionários da RMTC estarão em pontos estratégicos para dar apoio aos passageiros e motoristas, organizar o embarque e controlar a circulação dos ônibus dia e noite. O atendimento nos pontos de venda de bilhetes e recarga de cartões Sitpass também será reforçado.

    Segundo a gestora de planejamento do RedeMob Consórcio, Áurea Oliveira, a opção dos romeiros pelo transporte coletivo tem sido maior a cada ano. “As pessoas que vão a pé para Trindade e normalmente têm que pedir para alguém ir buscá-las de carro estão descobrindo que voltar de ônibus é muito mais prático, rápido e barato. Sem falar que isto contribui para reduzir o número de carros na cidade, aumentando a mobilidade, conforto e segurança dos devotos”.

    Itinerário da fé

    A tradicional celebração de fé dos goianos ocorre há mais de 170 anos e já é data conhecida no calendário religioso brasileiro. Para pagar promessas e agradecer bênçãos alcançadas, muitos devotos percorrem a pé o trajeto de quase 20 km entre Goiânia e Trindade para chegar ao Santuário Basílica.

    A expectativa da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), organizadora do evento, é de que 2,5 milhões de romeiros venham de diversas partes do Brasil e até de outros países para participar da Romaria 2014. Com a multidão de pessoas chegando e andando pela cidade, o trânsito nos dias da festa é atípico e as vias são adequadas para priorizar os pedestres, alterando também o transporte coletivo.

    A principal mudança ocorre na linha 142 (T. Pe. Pelágio / T. Trindade), que vai fazer um trajeto diferente de 26 de junho até o dia 10 de julho (confira no mapa), com embarque e desembarque somente no Terminal de Trindade.

    desvio-142

    Das 20h do dia 3 de julho até o dia 7, quando o fluxo de pessoas é ainda mais intenso, o embarque da linha 142 em Trindade deve funcionar exclusivamente na Feira Coberta, que fica ao lado do terminal de integração.

    Para mais informações sobre a linha especial, ligue 0800-648-2222, acesse www.rmtcgoiania.com.br ou siga a RMTC no Twitter. Para ver a programação completa da Romaria 2014, acesse o site oficial romaria.paieterno.com.br.