• Empresários do transporte coletivo de São Paulo fazem visita técnica à RMTC

    19/05/2015 Categoria: Por dentro da Rede

    O RedeMob Consórcio recebeu nesta terça-feira, 19, uma comitiva com diretores e gerentes operacionais de sete empresas que gerenciam uma frota com mais de seis mil ônibus na capital paulista. A visita técnica foi organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) com o objetivo de conhecer o modelo de gestão operacional da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC).

    O Assessor Operacional da SPUrbanuss, João Carlos Fernandes, explicou que a cidade de São Paulo está passando por mudanças no modelo de gestão do transporte público e as empresas estão se preparando para assumir algumas responsabilidades que antes eram do Poder Público, como a gestão dos terminais, do sistema de bilhetagem e de uma central de controle operacional integrada, semelhante ao modelo implantado em Goiânia desde 2009.

    “Estamos buscando exemplos e conhecimento nas cidades que possuem boas referências na gestão operacional do transporte por ônibus, como Goiânia, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Bogotá, na Colômbia”, afirmou João Carlos.

    Os visitantes passaram pela sede do RedeMob Consórcio, onde conheceram a Central de Controle Operacional (CCO) e a Central de Segurança de Transportes (CST). O grupo também esteve no Terminal Bandeiras, na região sudeste de Goiânia, para entender o modelo de gestão de terminais urbanos adotado pelo Consórcio e observar na prática o sistema de comunicação embarcada existente em todos os ônibus.