• Prefeitura de Goiânia e RedeMob Consórcio inauguram parklet na Rua 137

    09/06/2015 Categoria: Mobilidade Urbana, Novidades da Rede

    Projeto Parklet 137Às 18h30 desta terça-feira, 09, o prefeito Paulo Garcia, inaugura o Parklet 137, um espaço público de lazer e convivência instalado pelo RedeMob Consórcio em uma área que antes era usada como vaga de estacionamento, no início da Rua 137, Setor Marista. Os pedestres e ciclistas que costumam passar pela Praça Adélia Martins Batista terão a oportunidade de conhecer essa novidade que surgiu nos Estados Unidos e tem sido cada vez mais adotada pela administração pública dos grandes centros urbanos como política de lazer e mobilidade urbana.

    A proposta do parklet – trocadilho com os termos em inglês “parking” (estacionar) e “parks” (parques) – é aumentar a oferta de espaços públicos nas ruas que proporcionem a convivência entre as pessoas e a melhoria da paisagem urbana, estimulando assim a coletividade e o uso de transportes não motorizados.

    Inspirado na dinâmica e movimento do transporte coletivo, o Parklet 137 foi construído com materiais de fácil manutenção e que priorizam o conforto e a interação dos frequentadores. A plataforma de 10 metros de comprimento por 2,2 metros de largura está equipada com floreiras, mesa com estação para recarregar dispositivos eletrônicos, biblioteca, bancos, espreguiçadeira, paraciclos, câmeras de segurança e um display eletrônico. O ambiente é público e pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa.

    Para o diretor geral do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, a criação de espaços públicos que priorizem a mobilidade e a convivência coletiva representa um ganho para os clientes do transporte público e para toda a sociedade. “Nós nos propusemos a apoiar esta iniciativa porque acreditamos que o estímulo à coletividade e ao uso democrático das vias públicas também contribui para um transporte coletivo melhor. A experiência de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo tem mostrado que os parklets proporcionam mais interação social e segurança, humanizam a cidade e incentivam o comércio e a economia local. Todos estes fatores têm influência direta sobre a qualidade do serviço que prestamos”, afirma.

    O projeto obedeceu às regras estabelecidas pela Prefeitura de Goiânia no Decreto Nº 791, de 30 de março de 2015, que regulamenta a instalação dos parklets na capital por pessoas ou empresas que tenham interesse em apoiar a iniciativa. De acordo com o decreto, o espaço é temporário e poderá permanecer no local pelo período máximo de três anos.