• Dançarinos apresentam flash mob no Terminal Bandeiras

    25/09/2015 Categoria: Novidades da Rede

    flash-mob

    O Terminal das Bandeiras recebe mais de 30 bailarinos do Instituto Basileu França com o intuito de chamar a atenção dos passageiros do transporte coletivo acerca de vários temas importantes

    Acontece na próxima sexta-feira (02/10), no Terminal Bandeiras da Rede Metropolitana de Goiânia (RMTC) o primeiro Flash Mob. O evento cultural foi desenvolvido em parceria com a Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) por meio do departamento de Educação de Trânsito e a ação visa conquistar a atenção dos clientes e fazer com que os passageiros reflitam sobre várias questões do trânsito.

    Os flashmobs são mobilizações ou manifestações instantâneas, inusitadas, de artistas e outros participantes que acontecem em lugares de grande fluxo com o objetivo de surpreender e envolver as pessoas. O Diretor de Educação de Trânsito da SMT, Horácio Ferreira explica como será essa ação: “Espero que as pessoas possam participar e reflitam acerca das questões do trânsito, sejam elas pedestres ou condutores. Também vejam o trânsito de uma forma diferente, pois acreditamos que cada cidadão deve ser coparticipante deste processo independente do papel. Sejam ele pedestre, ciclista, motorista e motociclista, todos devem participar”.

    O ator Thiago Santana, responsável pelo flash mob diz, entusiasmado: “Estamos preparando uma equipe de aproximadamente 30 artistas do grupo dança de rua (DRBF) do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França (ITEGO) com coreografia Ben-Hur”. Segundo ele, a ideia desta intervenção é desviar o olhar desta visão robótica cotidiana para algumas questões como segurança, uso dos espaços coletivos e outras temáticas.

    Ainda para Thiago Santana, a utilização dos telefones celulares nos deslocamentos por passageiros de transporte coletivo, carros de passeio ou ciclistas é comum. Para ele, esse é um aspecto importante: desviar o olhar voltado para o telefone, nos deslocamentos, nas rotas de atenção, do motorista e pedestres.

    Conscientizar todos sobre o espaço compartilhado e sobre os perigos da falta de atenção é um grande desafio. O grupo utilizará a dança de rua para romper paradigmas e roubar a atenção dos passageiros que estão roboticamente nestes lugares e que estão com a atenção voltada apenas aos celulares.

    O primeiro flash mob aconteceu em Manhatatan e foi organizado via e-mail. O Jornalista Bill Wasik organizou a ação enviando aproximadamente 30 e-mails para amigos. Entretanto, ninguém sabia que de se tratava o evento, tampouco quem o organizava. O segundo aconteceu em 2003, na loja Macy’s.

    Data: 02/10/15
    Grupo: Dança de rua (DRBF)
    Produção: Teatro Destinatário e Nós da arte
    Realização: SMT e RMTC