• Novo sistema de bilhetagem eletrônica Sitpass vai facilitar e ampliar acesso ao transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia

    26/11/2019 Categoria: Cartão Fácil, Mobilidade Urbana, Por dentro da Rede, SiMRmtc, Sitpass, Tarifa

    Com tecnologia de ponta, o novo modelo funcionará com recursos como biometria facial, pagamento por QR Code, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC) e wi-fi a bordo

    O novo sistema de bilhetagem eletrônica Sitpass da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) foi apresentado nesta terça-feira (26/11), em evento realizado na sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Com tecnologia de ponta e diversos recursos digitais, o novo sistema vai tornar a utilização do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia mais fácil, prática e segura, além de ampliar o acesso dos clientes ao serviço.

    O evento contou com a presença do presidente da CMTC, Benjamin Kennedy Machado da Costa, do diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia (SET), Adriano Rodrigues de Oliveira, e os representantes das concessionárias do transporte coletivo, Rivaldar Gonçalves (Cootego), Indiara Ferreira (HP Transportes), Paulo César Reis (Metrobus), Odilon Santos Neto (Rápido Araguaia) e Henrique Vinícius da Paz (Viação Reunidas).

    Mais tecnológico, o novo modelo vai facilitar o acesso ao serviço do transporte coletivo e garantir mais segurança aos usuários. As ferramentas de hardware e software serão fornecidas pela empresa brasileira Prodata, líder de mercado no setor de transportes, e terão recursos que já estão disponíveis em nove capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

    O diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino (esq.), e o presidente da CMTC, Benjamin Kennedy Machado da Costa

    “A CMTC e as empresas concessionárias do transporte coletivo estão sempre buscando a melhoria do serviço prestado ao nosso cliente, e a nova bilhetagem nada mais é do que a garantia de que esta melhoria será alcançada. É um sistema prático, que também usa a internet e o smartphone. Praticamente toda a população já utiliza hoje os cartões de crédito e débito ou o smartphone, então isso vai facilitar muito a adesão a essas novidades. Os nossos clientes não terão nenhuma dificuldade de adaptação às mudanças”, reforçou o presidente da CMTC, Benjamin Kennedy Machado da Costa.

    Com financiamento e implementação gradual realizada pelo RedeMob Consórcio, o novo sistema de bilhetagem terá funcionalidades como biometria facial, pagamento por QR Code, cartões Sitpass, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), pagamento em nuvem, recarga a bordo, wi-fi a bordo e atualização de dados dos cartões a bordo. A primeira fase, que contempla a biometria facial e o QR Code, será executada em até oito meses após a assinatura do contrato. A segunda fase terá prazo de conclusão de quatro meses após o término da primeira etapa. A previsão é que o novo sistema esteja em pleno funcionamento até dezembro de 2020.

    “Hoje é um dia importante para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. É um projeto grande e muito importante para a população da nossa região. Nos últimos cinco anos, a tecnologia de bilhetagem evoluiu muito no Brasil, e a Prodata traz um conjunto completo com todos esses recursos. E pretendemos implantar este sistema com o mínimo de impacto na vida da população. Os recursos que estamos trazendo para cá já estão disponíveis em outras regiões do país, mas a Região Metropolitana de Goiânia será a única com todas as funcionalidades juntas e integradas”, destacou o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino.

    O diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino

    A nova tecnologia foi escolhida a partir de estudos de mercado com as principais empresas do setor, que apontaram a Prodata como fornecedora do melhor conjunto de recursos disponíveis no Brasil atualmente. A Prodata é líder de mercado na América do Sul e. Além de deixar as viagens mais agradáveis e o sistema de transporte mais prático e seguro, a nova bilhetagem vai permitir a flexibilização tarifária por tipo de dia, horário ou linha, e possibilitar maior integração eletrônica entre as linhas sem uso dos terminais.

    A transição para o novo sistema de bilhetagem será executada sem prejuízos ao sistema atual. Todas as etapas do processo serão cumpridas de forma a minimizar o impacto durante o período de transição de forma a esclarecer para os usuários todos os benefícios que chegarão com a mudança, por meio de campanhas nas redes sociais e nos terminais de integração da RMTC.

    Assinatura do contrato com a empresa de tecnologia Prodata

    Pioneiro no Brasil, o atual sistema de Goiânia utiliza tecnologia francesa e está com mais de 22 anos de operação ininterrupta. A RMTC possui cerca de 1 milhão e 900 mil unidades emitidas do Cartão Fácil. A transição para o novo sistema de bilhetagem será executada com a garantia de não prejudicar a população que utiliza o serviço. Os mais de 1.700 pontos de venda espalhados pelas cidades da Região Metropolitana de Goiânia continuarão realizando o serviço de recarga do Cartão Fácil normalmente.