• Toda a frota de veículos da Metrobus é equipada com câmeras de vídeo-monitoramento

    30/12/2019 Categoria: Esclarecimentos, Mobilidade Urbana, Por dentro da Rede, Segurança, Terminais de Integração

    A decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) publicada nesta quinta-feira (26/12) que obriga a Metrobus a instalar câmeras de vídeo-monitoramento no interior do veículo em nada muda a operação e segurança da frota dos carros que operam no Eixo Anhanguera e extensões.

    Desde fevereiro de 2016, além das Plataformas e Terminais, toda a frota operacional da empresa passou a ter câmeras de vídeo-monitoramento no interior dos veículos. A implantação total do sistema terminou em outubro daquele ano.

    A Metrobus ressalta que as câmeras de vídeo-monitoramento são vinculadas ao Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), onde há comunicação direta de ocorrências ao longo da via. “A população do Eixo Anhanguera pode ficar tranquila, pois a decisão em nada altera o que já é realizado ao longo da via”, pontua Estênio Primo, assessor-jurídico da empresa.

    Quantitativo

    Nos ônibus articulados são 6 câmeras, enquanto nos bi-articulados há 7 pontos instalados. Há também câmeras nos Terminais e nas Estações do Eixo Anhanguera colocadas de forma estratégica para auxiliar a segurança dos que utilizam o transporte coletivo. “Elas dão total apoio preventivo para que as forças de segurança pública do Poder Público possam executar o trabalho da melhor maneira possível”, conclui Primo.