• Terminais do Eixo Anhanguera terão ação mensal contra o diabetes

    11/03/2020 Categoria: Direitos Humanos, Novidades da Rede, Por dentro da Rede, Projetos e ações, Terminais de Integração

    O Governo de Goiás por meio da Metrobus, Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e Secretaria de Estado da Saúde realizará durante todo o ano de forma mensal, ações preventivas contra o diabetes. O pontapé inicial da primeira edição acontecerá na próxima quinta-feira (12/03) no Terminal Padre Pelágio, entre as 08h e às 12h, com oferta de testes de glicemia e pressão arterial para os usuários do Eixo Anhanguera.

    “Com pouco custo, mas com excelentes resultados, apostamos nessa atividade que, com certeza, já salvou muitas vidas. Desde o ano passado até agora oferecemos, com ajuda de parceiros, e total apoio do governo, mais de 5 mil testes glicêmicos para a população goiana em ações de grande público.  O teste não é diagnóstico mas o resultado traz uma boa noção dos níveis de glicose de quem estiver sendo assistido”, afirma Denes Pereira, presidente da Iquego.

    Para o presidente da Metrobus, Paulo César Reis, a proposta é facilitar a vida das pessoas e atuar, com resultados práticos, na prevenção da doença que possui alto grau de letalidade no Brasil e no mundo. “Sem a ajuda dos parceiros esse trabalho não seria possível. Além do Governo do Estado que incentiva e dá todo o aval para a realização, quero agradecer a secretaria de Estado da Saúde, Faculdade Estácio de Sá e Conselho Regional de Farmácia pelo apoio”, pontuou.

    Reis também comemorou o fato dos parceiros já terem confirmado a participação em outras datas garantindo o evento durante todo o ano. “Quem ganha com isso é a população que poderá em um intervalozinho aqui e ali nos terminais, ver como está a saúde e se for o caso, tomar as devidas atitudes de prevenção à saúde”, salientou.

    A ação contará com participantes dos Núcleos de Assistência à Saúde da Família em Goiás, o (Nasf), do Programa Saúde da Família (PSF). O objetivo é acompanhar de perto casos suspeitos de diabetes ou hipertensão.

    Calendário
    As ações serão realizadas e avisadas com antecedência, uma vez ao mês, em diversos terminais do Eixo Anhanguera: “O que poderá atender públicos de diversas regiões da grande Goiânia”, explicou Paulo. “Convidamos às pessoas a acompanharem as redes sociais do Governo do Estado, da Metrobus e do Iquego para que possam se inteirar das futuras datas. Haverá ações todos os meses”, completou o presidente da Metrobus.

    Diabetes
    Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 300 mil pessoas sofrem com diabetes em Goiás. Mais de 10 mil pessoas morreram entre 2010 e 2016 em decorrência da doença.  Ainda, de acordo com a pesquisa, 7,2% da população Goiana é portadora de diabetes. 

    Em relação aos pré-diabéticos, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que 40 milhões de brasileiros possuem o nível elevado de glicemia de jejum, variando entre 100 e 125 mg/dl; e que 25% deste total pode desenvolver o diabetes tipo 2.

    O diabetes tipo 2 representa de 90% a 95% dos casos da doença, e geralmente se desenvolve após os 40 anos de idade. No entanto, o diabetes tipo 1 e o tipo 2 podem desenvolver-se em qualquer idade. A melhor forma de prevenir a doença é praticar atividades físicas regularmente, manter alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

    Atenção Primária
    Para especialistas em Saúde Pública, a reorganização do sistema de saúde brasileiro tem como ponto de partida a atenção primária, atendimento inicial que é a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

    Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, essa é uma decisão do governo federal que irá fortalecer o trabalho das Unidades de Saúde da Família em todo país com destinação de verba específica e oferta de atendimento nos Postos de Saúde em turnos fora do horário comercial.