-
Quase 80% dos usuários aprovam linhas diretas no transporte coletivo, sem passar pelos terminais de ônibus
Pesquisa de opinião realizada pelo RedeMob Consórcio aponta que 79% dos usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana aprovam a criação de linhas diretas, conectando seu bairro direto ao seu destino, sem passar pelos terminais de integração. Do total de 1.246 entrevistados, 76% dos usuários entendem que, com a interdição desses terminais e a criação de linha direta, ganharão tempo no uso do transporte público coletivo.
Pesquisa revela que a maioria dos passageiros do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana aprova a ideia de linhas diretas dos bairros e fechamento dos terminais durante o período de pandemia A pesquisa foi realizada nos Terminais Goiânia Viva, Maranata, Nerópolis, Veiga Jardim e Vila Brasília, que são os locais citados na proposta do RedeMob Consórcio enviada à Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) como sugestão de interdição temporária até que seja superado o problema da pandemia do coronavírus. O objetivo do levantamento foi obter a opinião dos clientes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) sobre criação de linhas diretas, ligando o bairro de origem da viagem, de modo direto, até o destino da viagem, evitando, assim, a passagem pelos terminais.
De acordo com o diretor de Transportes do RedeMob Consórcio, Cézane Eduardo de Siqueira, a pesquisa mostrou, de forma clara, que a proposta de criar linhas diretas, sem passar por terminais, é a melhor solução para mitigar o risco de contaminação da Covid-19 nestes locais e, ao mesmo tempo, proporcionar viagens mais rápidas no transporte público coletivo. “O momento que estamos vivendo frente a toda essa problemática da pandemia requer que tenhamos muita responsabilidade social e sabemos que os usuários do transporte público coletivo não querem correr riscos de serem infectados. Tínhamos sim expectativa de que uma proposta que mitigue riscos e ao mesmo tempo melhore o serviço seria bem aceita”, enfatiza.
Dos cinco terminais utilizados para realização da pesquisa, o Terminal Nerópolis apresentou a maior aprovação dos 168 usuários entrevistados quanto à criação de linha direta da cidade para o seu destino: 91,1% concordam com a proposta feita pelo RedeMob Consórcio. Em seguida está o Terminal Veiga Jardim, com 381 entrevistados e 83,7% de aprovação da medida.
Em relação ao ganho de tempo nas viagens diante da interdição dos terminais, novamente o Terminal Nerópolis figura em primeiro lugar em aprovação, com o apoio de 88,7% dos usuários. Em seguida também figura o Terminal Veiga Jardim, com aprovação da medida por 82,2% dos entrevistados.
Cézane destaca que é preciso agir rapidamente. “Estamos falando de saúde, de preservar vidas e os terminais oferecem riscos. A interdição temporária e a criação de linhas diretas, oferendo viagens mais rápidas, precisam ser implementados com urgência”, pontua. “As discussões já começaram com a CMTC, que também compartilha com nossa preocupação e com todo este contexto. A pesquisa será de grande valia, pois estamos tratando da opinião do usuário, o principal interessado”, explica.
Metodologia
A pesquisa teve como foco os passageiros do Transporte Público Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, que realizaram embarque nos terminais de integração Goiânia Viva, Maranata, Nerópolis, Veiga Jardim e Vila Brasília, que são citados na proposta do RedeMob Consórcio enviada à CMTC para interdição temporária até que seja superado o problema da pandemia do coronavírus.
As entrevistas foram realizadas nos dias 14 e 16 de julho deste ano, das 06h às 10h30, com 1.246 entrevistas, determinando uma margem de erro de no máximo 2,68% dentro de um coeficiente de segurança de 95%. A coleta de dados contou com 10 pesquisadores do RedeMob Consórcio, supervisionados por profissional com experiência em estudo congênere.
Categorias
- Artigos (22)
- Boletim do Transporte Coletivo (146)
- Cartão Benefício (5)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (13)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (391)
- Folha da Rede (40)
- Homenagens (11)
- Horários (14)
- Implantação de linha (2)
- Linhas especiais (28)
- Mobilidade Urbana (107)
- Mudanças nas linhas (476)
- Novidades da Rede (132)
- Passe Livre Estudantil (6)
- Por dentro da Rede (217)
- Produtos (33)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (37)
- SiMRmtc (16)
- Sitpass (15)
- Tarifa (18)
- Terminais de Integração (52)
- Trânsito e Transporte (112)
Posts recentes
- Boletim do Transporte Coletivo – Fumigar calçadas, desinfetar sapatos e outros atos inúteis do “teatro da pandemia”
- Boletim do Transporte Coletivo – Redução de passageiros durante a pandemia gera prejuízo de R$ 2,6 bilhões para sistema de transporte de SP
- Boletim do Transporte Coletivo – Gestão Bruno Covas coloca R$ 194,5 milhões de subsídios no sistema de ônibus da capital somente em janeiro de 2021
- Boletim do Transporte Coletivo – Prejuízo causado pela Covid-19 afeta as contas das empresas do transporte público
- Boletim do Transporte Coletivo – Reajuste do diesel agrava crise no transporte público