• Fetrasul lança Protocolo de segurança para o Transporte Público Coletivo

    09/09/2020 Categoria: Esclarecimentos, Novidades da Rede, Projetos e ações

    O Protocolo possui medidas necessárias para manter a segurança e a confiança no transporte público coletivo

    Mover as cidades está no DNA da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Centro-Oeste do Brasil (Fetrasul), e neste momento de pandemia e de retomada da economia, mais do que nunca, oferecer uma mobilidade segura é essencial. Com o objetivo de tranquilizar e levar confiança ao usuário, a Fetrasul lança o Protocolo Transporte Seguro, com 12 medidas para garantir uma viagem mais segura no transporte público coletivo.

    O Protocolo será lançado por meio de campanha com caráter informativo e emergencial e reforçará a seriedade e a confiança no transporte público coletivo, por meio de medidas de segurança bem estudadas e que serão rigorosamente seguidas por todas as empresas concessionárias do transporte público coletivo nas praças em que atua: Goiânia, Anápolis, Brasília e Palmas. Dentre as ações: janelas abertas durante todas as viagens, criação de um manual de prevenção à COVID-19; higienização das garagens e ônibus; medição de temperatura de todos os colaboradores nas garagens; pagamento preferencial com cartão transporte e incentivo ao uso de informações em aplicativo de localização dos ônibus.

    “Muitas dessas ações já estão sendo empregadas desde o início da pandemia pelas empresas, mas é necessário que isso seja um protocolo sugerido pela Federação. A sociedade conhecerá um trabalho que representa informação, cuidado e confiança. Só assim conseguiremos combater essa pandemia”, avalia o presidente da Fetrasul, Odilon Walter dos Santos.
    O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Benjamin Kennedy Machado da Costa defende a iniciativa da Fetrasul e se coloca como parceiro da Federação. “Uma parceria muito útil não só para Goiânia e região metropolitana, como para toda região do Centro-Oeste com o envolvimento de Anápolis (GO), Palmas (TO) e Brasília (DF) que também entrarão nessa campanha”, pontuou.

    Com relação ao protocolo, Kennedy diz que o mesmo será fundamental para dar norte às ações preventivas das empresas. “A campanha é primordial não só como impulsionadora para a volta do usuário ao transporte coletivo, mas, principalmente, para o que o órgão gestor, as empresas operadoras e o usuário trabalhem as suas ações com definição de responsabilidades”, estabelece.

    Apesar de não constar no protocolo, totens com álcool 70% serão instalados em todos os Terminais da Região Metropolitana para os passageiros que utilizam o transporte coletivo na grande Goiânia. Serão 68 suportes que estarão à disposição da população e começaram a ser instalados no dia 9 de setembro. A previsão é que na segunda-feira (14/09) todos já estejam montados e prontos para serem utilizados.

    “A Fetrasul e as operadoras entendem a necessidade de viabilizar o álcool 70% para os passageiros que utilizam o transporte coletivo e a partir desta campanha. Conseguimos disponibilizar este produto sanitizante que estará disponível nos totens instalados em todos os Terminais. Estamos falando de segurança e higienização no combate ao vírus e o álcool 70% faz toda a diferença nisso”, enfatizou Odilon.

    Toda a campanha, bem como as ações que serão desenvolvidas estarão disponíveis no site www.protocolotransporteseguro.com.br

    12 MEDIDAS DO PROTOCOLO TRANSPORTE SEGURO 

    1. Ventilação: Todos os ônibus com janelas abertas; 
    2. Higienização diária dos ônibus com produto homologado pelos órgãos de saúde nas garagens e nos terminais; 
    3. Desinfecção diária de todas as áreas administrativas; 
    4. Vacinação contra H1N1 de todos os motoristas e administrativo; 
    5. Incentivo do Cartão Sitpass para evitar a utilização de dinheiro no interior dos ônibus; 
    6. Estímulo a utilização do SiMRmtc para evitar aglomerações nos pontos de ônibus; 
    7. Utilização obrigatória de máscaras no interior dos ônibus; 
    8. Disponibilização de álcool em gel para todos os motoristas; 
    9. Afastamento imediato do colaborador diante de qualquer sintoma da Covid-19; 
    10. Medição diária de temperatura dos motoristas nas garagens; 
    11. Realização de campanhas de prevenção à Covid-19; 
    12. Disponibilização de e-book de prevenção à Covid-19;